Corinthians tem 81% de chances de ficar com o título, diz matemático
“Falta muito campeonato ainda, metade. Há vários apressadinhos por aí. Entendo que o Corinthians é favorito, até porque está fazendo uma campanha extraordinária, absolutamente fora do normal. Só que muita coisa pode mudar em um turno”.
O alerta é do matemático Tristão Garcia, embora diga que o Corinthians chegou a 81% de chances de ficar com o título. No entanto, segundo ele, a conta de quem já quer antever quando o campeão nacional será definido não fecha.
Criador do site Infobola, no qual anualmente expõe os seus cálculos para o Campeonato Brasileiro, o matemático está acostumado a ser procurado por quem deseja fazer projeções sobre o torneio. O invicto Corinthians de Fábio Carille, com os seus 47 pontos ganhos em 19 jogos, fez essas consultas serem antecipadas em 2017.
“A campanha do Corinthians é de Campeonato Espanhol, uma competição sem graça, disputada por duas equipes. Isso nunca aconteceu no Brasil. Em condições normais, o Grêmio estaria fazendo uma campanha de campeão, assim como o Santos e o Palmeiras teriam grandes possibilidades. Do Flamengo para baixo…”, comentou Tristão, que é gaúcho e simpatizante do Grêmio.
Com 39 pontos, oito atrás do Corinthians, o Grêmio tem 14% de chances de frustrar o líder na disputa pelo título, segundo o matemático. O Santos soma 35 e fica com apenas 2%, assim como o Palmeiras, que totaliza 32. O Flamengo parou nos 29 e só alcançou 1% porque Tristão Garcia arredondou o seu cálculo.
“O que eu quero dizer é que, se o Grêmio não abandonar o Brasileiro, vai ter campeonato. O Santos também. É um time muito bem comandado pelo Levir Culpi. Ainda há campeonato, sim. As porcentagens são essas hoje. Podem mudar com o passar das rodadas”, reforçou Tristão, embora ressalve que “está tudo muito ligado a fracassos do Corinthians”.
Com raros fracassos em sua ainda curta carreira e ostentando uma sequência de 34 jogos invencibilidade, o técnico Fábio Carille é tão cauteloso quanto Tristão Garcia ao avaliar as possibilidades de conquistar o título brasileiro. O pupilo de Tite sempre fala que o campeonato será decidido nas últimas dez rodadas e imaginou recentemente que seria preciso computar 72 pontos para ser campeão.
“Até hoje, a regra era a dos 76 pontos. Traduzindo, ganhando todas em casa e empatando todas fora, um time se sagrava campeão. Quem criou esse número mágico fui eu. Não falo isso para me gabar, mas para embasar o que estou falando. Hoje, esse Corinthians alterou o padrão, mas não vejo o título sendo conquistado com 90 pontos”, comentou Tristão. (Fonte: Gazeta Press)
“O São Paulo não deve cair”
Tristão Garcia exalta o São Paulo como o maior clube da história do Campeonato Brasileiro de pontos corridos, “graças ao empenho do ex-presidente Marcelo Portugal Gouvêa para viabilizar um campeonato com esse formato”, do qual ele não gosta. Neste ano, contudo, ele estipula que o rival corintiano, na 17ª posição, tem 46% de chances de ser rebaixado para a Série B.
“Mas não consigo imaginar o São Paulo caindo de divisão. É uma possibilidade muito remota”, calculou Tristão, para quem o clube do Morumbi “se deprimiu quando percebeu que estava ombro a ombro com o Corinthians, que cresceu muito a partir da construção da sua arena”