Corinthians x Santos: Clássico para manter-se vivo na temporada 2013
Os rivais alvinegros estão em situações quase opostas às que viviam à época do confronto do 1º turno, em 7 de agosto.
Embora apenas três pontos separem os times na tabela, e ambos afirmem ter a conquista de uma vaga na Libertadores como meta, o clima no Santos é ameno.
O Corinthians, por outro lado, passa por um momento de grande tensão.
A eliminação nas quartas de final da Copa do Brasil diante do Grêmio, na última quarta, ainda ecoa. Em especial sobre o atacante Alexandre Pato, autor da cobrança de pênalti com cavadinha, agarrada por Dida, que sacramentou o adeus ao torneio.
No 1º turno, menos de 9 mil pessoas estiveram na Vila para ver o então técnico interino Claudinei de Oliveira juntar os cacos e tentar montar um time competitivo.
Há pouco tempo "órfão" de Neymar, o Santos acabara de voltar da Europa, após sofrer uma derrota por 8 a 0 para o Barcelona. Próximo à zona de rebaixamento, o clube ainda procurava se reconstruir.
Já o Corinthians, mesmo eliminado pelo Boca Juniors na Libertadores, somava dois títulos no ano: o Paulista, sobre o próprio Santos, e a Recopa Sul-Americana, sobre o rival São Paulo.
A conquista corintiana de uma vaga na Libertadores, àquela altura, parecia ser questão de tempo.
Mesmo assim, o Santos não se abalou com o gol sofrido aos três minutos de jogo, em cabeçada de Paulo André naquela noite. E buscou o empate por 1 a 1, com Willian José, no 2º tempo.
COMBUSTÍVEL – O Corinthians ainda não perdeu um clássico em 2013. E o técnico Tite entende que o jogo deste domingo pode dar ânimo para o time dar uma última arrancada pela Libertadores do ano que vem.
Mesmo perto da zona de rebaixamento, o Corinthians vive hoje sob um pacto entre jogadores, comissão técnica e diretoria por oito vitórias, para lutar por um lugar no G-4, grupo dos quatro primeiros e que dará vaga ao torneio sul-americano.
Pelo lado santista, Claudinei de Oliveira acredita que o Corinthians vai entrar em campo querendo redenção. "Eles vão vir a 120 km/h. Já passamos por isso. O Corinthians quer dar essa resposta ao torcedor e para eles próprios", disse o técnico.
O jogo será disputado no interior paulista porque o Corinthians perdeu o mando devido à confusão de seus torcedores contra parte da torcida o Vasco, em agosto, em Brasília, pelo Campeonato Brasileiro.
Corinthians x Santos. Árbitro: Leandro Pedro Vuaden (RS). Local: Adhemar de Barros, em Araraquara. TV: 16h.
Técnicos têm dúvidas no ataque
Tite e Claudinei de Oliveira ainda têm dúvidas quanto à formação de seus ataques para o jogo deste domingo.
No Santos, a questão é meramente clínica.
O clube aguarda por resultados de exames de imagem para saber se poderá contar com o atacante Thiago Ribeiro, que tem se queixado de dores musculares na coxa esquerda.
Na defesa, Gustavo Henrique, 20, fará sua estreia em clássicos.
Já Tite, que não terá Romarinho, suspenso, precisa apenas decidir se vai ou não escalar o atacante Alexandre Pato como titular.
Embora Pato seja o artilheiro do time no Campeonato Brasileiro, com oito gols, a tensão que o cerca após desperdiçar pênalti decisivo na Copa do Brasil deve trazer uma pressão a mais ao Corinthians.