CPI do Pedágio é instalada na Assembleia

CURITIBA – A Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) que vai apurar a concessão dos pedágios no Paraná foi instalada ontem na Assembleia Legislativa.
De acordo com a proposta do autor, deputado Nelson Luersen (PDT), ela será composta por nove deputados indicados pelos líderes dos partidos, de acordo com o cálculo do quociente das bancadas previsto no Regimento Interno (Art 31).
Os partidos indicaram os seguintes nomes: PMDB – Nereu Moura e Artagão Júnior; PSDB: Alceu Maron; Democratas (abriu mão da vaga e cedeu ao PSDB): Bernardo Carli; PT: Péricles de Mello; PDT: Nelson Luersen; PSB: Wilson Quinteiro; MD: Douglas Fabrício e o bloco PP/PV/PTB/PSL: Adelino Ribeiro.
Pouco antes da instalação da CPI, a maioria dos integrantes se reuniu para definir os nomes que ocupariam a presidência, vice-presidência e relatoria. Eles foram anunciados, mas dois deputados discordaram das indicações por não terem participado da reunião.
O deputado Valdir Rossoni (PSDB), presidente da Alep, revelou que foi chamado à sala onde estavam os integrantes da CPI e informado sobre a decisão deles. “Eles haviam chegado a um acordo para dar a presidência para quem propôs a CPI e também definiram o nome do relator. Eu achei que a decisão era de todos os deputados”, disse.
Ele então ponderou de que não seria pelo desentendimento que o trabalho seria prejudicado. “Não cabe ao presidente da Assembleia participar da escolha. Eles mesmos vão tomar a decisão para que os trabalhos sejam iniciados”.
Os deputados que integram a comissão se reunirão nesta quarta-feira às 14 horas no Plenarinho. Definirão quem será o presidente, o vice e o relator da CPI. Rossoni reafirmou que todas as condições serão dadas para o pleno funcionamento da Comissão. “Espero que ela dê uma boa resposta aos anseios da sociedade paranaense”, afirmou.