Cresce a média diária de coleta de sangue em Paranavaí

As constantes doações de sangue no Hemonúcleo Regional de Paranavaí estão garantindo resultados positivos. A média diária é de 40 coletas, número maior do que em meses anteriores, entre 25 e 35.
A situação favorável se estende desde 24 de novembro, quando foi realizada a campanha alusiva ao Dia Nacional do Doador de Sangue, comemorado em 25 de novembro. Naquela ocasião, foram feitas 130 coletas de sangue.
Responsável técnica pelo Hemonúcleo Regional de Paranavaí, Maria Luiza Dias Fraga Peron afirmou que historicamente o final do ano representa uma época crítica. É que o número de doadores diminui, mas a necessidade de sangue nos hospitais aumenta.
Desta vez, o cenário é diferente. A quantidade de bolsas de sangue tem sido suficiente para suprir a necessidade regional, além de auxiliar outros municípios, por exemplo, Curitiba e Apucarana.
Não significa, no entanto, que os doadores não devem mais comparecer ao Hemonúcleo Regional de Paranavaí. Ao contrário, é necessário manter as coletas, para que seja possível atender as unidades hospitalares que precisarem de sangue. Vale para pessoas com qualquer tipagem sanguínea.
EXPEDIENTE – Por causa das comemorações de final de ano, o Hemonúcleo Regional de Paranavaí terá expediente diferenciado. Nesta semana, os atendimentos serão feitos normalmente. Depois, a equipe trabalhará nos dias 27, 28 e 29, com as coletas sendo retomadas no dia 3 de janeiro.
SERVIÇO – O Hemonúcleo Regional de Paranavaí fica na Rua Rio Grande do Sul, 2.390, em frente à Santa Casa. As coletas de sangue são feitas de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 11h15 e das 13h às 14h30.
DOADORES – Para doar sangue é necessário ter entre 16 e 69 anos de idade. Menores precisam ir acompanhados por pai, mãe ou responsável legal. Para quem tem mais de 67 anos, a regra é: só pode fazer a doação se já tiver sido submetido à coleta de sangue anteriormente.
Existem outros requisitos. É necessário estar em boas condições de saúde, não ter ingerido bebida alcoólica 12 horas antes da doação, não ter feito cirurgia ou tatuagem nos últimos 12 meses e pesar mais de 55 quilos.