Cresce a procura por sistemas privados de segurança residencial
A sensação é de que a insegurança cresce de maneira vertiginosa. E com razão. Só na última semana, a Polícia Militar registrou 12 furtos a residências de Paranavaí. O período também foi marcado pelo assassinato de um morador dentro da própria casa, vítima de latrocínio.
Se a situação é preocupante, muitas pessoas estão recorrendo aos sistemas de segurança particulares. De acordo com o proprietário da Net System Monitoramento, José Carlos Rodrigues, em 2017 a procura é 20% maior do que no ano passado. “O fluxo de pedidos é diário”, disse ele à reportagem do Diário do Noroeste.
Ele contou que a demanda mais expressiva é para instalação de equipamentos em imóveis residenciais, principalmente o alarme monitorado. O serviço consiste na instalação do sistema e no acompanhamento constante pela equipe da empresa. Sempre que é preciso, faz-se a verificação do local, para saber se há problemas.
As vantagens apontadas por Rodrigues vão desde a sensação de mais segurança até a dificuldade que o sistema de monitoramento impõe para os bandidos. “É uma forma de prevenir o crime”, argumentou. Por isso, garantiu o empresário, quem não tem está optando pela instalação.
A tenente Railane do Nascimento Guedes, da Sessão de Comunicação Social do 8º Batalhão de Polícia Militar de Paranavaí, destacou que o sistema de segurança particular é importante e inibe a ação dos criminosos. “Eles vão buscar facilidade. Entre uma casa com cerca elétrica e uma sem, provavelmente vão escolher aquela que não tem”.
A policial citou alguns equipamentos que dificultam furtos e roubos a residências e imóveis comerciais. Além da cerca elétrica, sensor de presença, alarme e câmera de monitoramento. Sobre as filmagens, orientou que as câmeras sejam instaladas em locais que permitam a identificação de bandidos, em eventuais crimes.
E mesmo que o morador não faça a opção pelo sistema de segurança, uma dica importante é manter boa iluminação. “O escuro melhora as condições para a ação do criminoso”, argumentou a tenente. O ambiente iluminado permite que vizinhos identifiquem qualquer situação atípica. Policiais também têm facilidade para verificar o imóvel durante as rondas diárias.
INVESTIGAÇÕES – O uso de câmeras de monitoramento tem garantido a solução de crimes em diferentes ocasiões. No caso do latrocínio registrado em Paranavaí na última terça-feira (29), as imagens estão auxiliando a Polícia Civil na busca pela identificação dos autores do crime.