Crianças aprendem na escola a ter uma vida mais saudável
CURITIBA – Combater o sedentarismo e estimular as crianças a adotarem hábitos de vida mais saudáveis pode não ser uma tarefa fácil, mas é uma necessidade. Dados do Ministério da Saúde apontam que o número de pessoas obesas tem aumentado no Brasil, chegando a 18,9% da população.
Para reverter essa realidade, o Paraná aposta na educação através do Programa Paraná Saudável, desenvolvido em parceria pela Secretarias de Estado da Saúde, do Esporte e da Educação.
O projeto chegou até os alunos da Escola Municipal Parigot de Souza, em Curitiba. Cada um dos pequenos recebeu um caderno com atividades, jogos, desenhos e histórias que estimulam alimentação mais saudável, com menos produtos processados, açúcar, sal e gordura e mais frutas e verduras; a prática de atividades lúdicas e esportivas e outros hábitos que contribuem para uma vida mais sadia.
O secretário da Saúde, Antônio Carlos Nardi, explica que o Paraná Saudável nasceu da preocupação com o avanço dos casos de obesidade e sobrepeso na população paranaense. Atualmente, em torno de 20% dos jovens e adolescente brasileiros apresentam excesso de peso. Se essa tendência não mudar, em aproximadamente duas décadas 70% da população apresentará excesso de peso.
“Em todo o mundo, a obesidade é um problema de saúde pública que precisa ser combatido através de ações integradas, que envolvam diversos setores e atinjam toda população, levando informação e estímulo para uma vida mais saudável”, disse o secretário.