Crianças com vagas em creches serão conhecidas antes do Natal
A lista com os nomes das crianças selecionadas com direito a vaga nas creches municipais de Paranavaí será divulgada até o próximo dia 20 de dezembro. É o que garante a secretária de Educação, Adélia Paixão.
Segundo a assessoria de imprensa da Prefeitura, uma Comissão de Avaliação iniciou ontem a análise dos cadastros. A comissão é composta por membros dos Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIS), da Secretaria de Educação, do Conselho Tutelar e da Assistência Social.
“Essa Comissão está fazendo a seleção para o preenchimento de todas as vagas da Educação Infantil para o próximo ano. As inscrições para as pretensões de vagas já se encerraram e agora está sendo feita uma análise de todos os cadastros para a seleção das crianças”, explica Adélia.
Segundo a secretária, a nova maneira de realizar a seleção das crianças atende a uma determinação do Ministério da Educação e visa dar mais transparência ao processo, além de trazer um número real da fila de espera.
“Antes, tínhamos muitas crianças nas listas de espera de três, até quatro instituições, então o número de crianças aguardando uma vaga não era real. Fizemos um trabalho de cruzamento das informações de todos os CMEIS e chegamos ao número de 512 crianças na lista de espera”, afirmou a secretária.
Ainda segundo a secretária de Educação, houve agora muitas inscrições para as pretensões de vagas para 2018, “mas o trabalho foi mais tranquilo, já que o cadastro foi feito on-line e os pais não precisaram ir em mais de um CMEI para se candidatar às vagas. Eles iam apenas em uma instituição, entregavam a documentação, e no momento do cadastro podiam indicar pelo menos outras duas opções de CMEIS onde eles gostariam de matricular os filhos, caso não fossem selecionados para a primeira opção”.
Para a seleção das crianças que vão ocupar uma vaga nos CMEIS em 2018, três critérios serão levados em consideração. O primeiro é da renda per capita da família, o segundo é se a mãe trabalha, e o terceiro critério é morar próximo da instituição.
“É importante ressaltar que estes três critérios caminham sempre juntos para o preenchimento das vagas. No caso de empate, a Comissão de Avaliação vai julgar por aquele critério em que não houve empate. Dificilmente haverá igualdade de dados nos três critérios ao mesmo tempo; normalmente o empate será no primeiro critério que é a renda per capita. Então, se duas famílias têm a mesma renda per capita, por exemplo, o critério de desempate será se a mãe trabalha fora. Se as duas mães forem trabalhadoras, a avaliação passa para o próximo critério, que é morar próximo da instituição”, esclarece Adélia.