Crianças do Centro de Educação da Santa Casa cultivam horta orgânica
Os alunos do Centro de Educação Infantil Anibal Ajita, inaugurado no começo do mês de agosto pela Santa Casa de Paranavaí, fizeram a primeira colheita da horta orgânica cultivada na instituição.
As hortaliças (alface, couve, couve-flor, brócolis, espinafre e repolho) foram plantadas antes mesmo da inauguração. Foram adubadas com compostagem produzida com as sobras alimentares do hospital. Logo que se iniciaram as atividades, as crianças começaram a regar os canteiros. E agora fizeram a colheita.
De acordo com a coordenadora do Centro, Michele de Assis Golim, as hortaliças destinam-se à alimentação das crianças e são servidas durante as refeições. Mas nesta primeira colheita, houve excedente. Por isso, para não se perder, foram distribuídos alguns produtos aos pais.
Simbolicamente, Michele Golim também fez a entrega de um maço de alface ao diretor-geral administrativo da Santa Casa, Héracles Alencar Arrais, em agradecimento à diretoria pela implantação da unidade, que atende exclusivamente os filhos de funcionários do hospital.
A horta – explica Michele – além de garantir uma alimentação saudável, é também uma boa atividade para as crianças, que são estimuladas a entender o ciclo dos vegetais. Elas vão acompanhar o plantio, depois ajudar a regar e participar da colheita. É uma excelente atividade, diz ela.