Crianças e gestantes têm menor índice de vacinação contra a gripe

Os percentuais de vacinação contra a gripe para crianças de seis meses a quatro anos de idade e para gestantes continuam abaixo do restante do público-alvo. Entre a população infantil com direito à imunização gratuita, são 57,85%. Em relação às mulheres grávidas, 58,57%.
Nos demais grupos considerados prioritários, os índices são os seguintes: profissionais que atuam na área da saúde, 80,28%; mulheres que tiveram filhos há até 45 dias (puérperas), 86,56%; e idosos, 75,55%. Também podem ser vacinados os pacientes com doenças crônicas e as pessoas privadas de liberdade.
O “Dia D” da campanha de vacinação foi no último sábado (12). Com os postos de saúde abertos exclusivamente para fazer a aplicação das doses, foi possível ampliar a cobertura vacinal. Para se ter uma ideia, na sexta-feira (11), as crianças imunizadas representavam 40,2% do total, enquanto as gestantes eram 49,5%.
A estratégia também serviu para identificar quais são as principais dificuldades de alcance da vacinação nos municípios do Noroeste do Paraná. Por isso, de acordo com o técnico da Seção de Vigilância Epidemiológica, Rafael Leandro Pereira da Silva, a orientação da 14ª Regional de Saúde é que as equipes façam a chamada busca-ativa. Assim, podem chegar até o público que ainda não foi imunizado.
COBERTURA – Pela média geral, os maiores índices foram atingidos por Nova Londrina (87,76%), Nova Aliança do Ivaí (83,74%), Mirador (83,33%), Porto Rico (82,47%) e São Carlos do Ivaí (80,67%).
No outro lado da lista, com os menores percentuais, estão Alto Paraná, Amaporã, Diamante do Norte, Inajá, Itaúna do Sul, Loanda, Paranavaí, Querência do Norte, Santa Cruz de Monte Castelo, Santa Isabel do Ivaí e Tamboara.
Considerando todos os municípios da região e o público-alvo estabelecido pelo Ministério da Saúde, quase 59 mil pessoas têm direito à vacinação gratuita. Desse total, pouco mais de 41.500 moradores já foram imunizados, representando 70,55%. A campanha termina no dia 1º de junho.