Crianças e idosos são os mais afetados pelo calor

Crianças e idosos são as principais vítimas do tempo seco e quente.
De acordo com a diretora do Pronto Atendimento Municipal de Paranavaí, Jaqueline Bonfim Fenilli, a média de pacientes que procuram por cuidados médicos no PA é de 180 a 200 por dia. Desconsiderando os casos de urgência e emergência, a maioria está relacionada aos efeitos das altas temperaturas.
O problema tem sido comum nos últimos dias, afirmou a diretora do PA, especialmente por causa dos baixos índices de umidade registrados em Paranavaí.
Febre e complicações respiratórias estão entre os sintomas mais comuns. Casos de desidratação, por exemplo, não têm sido constantes, mas é preciso tomar cuidado para evitar que se tornem frequentes.
Jaqueline orienta a população no sentido de amenizar os efeitos do calor. “É importante ingerir bastante líquido e deixar o ambiente sempre arejado. Na hora de dormir, deixe um recipiente com água no quarto ou utilize uma toalha umedecida”.
Em relação às crianças, a diretora do PA pede a atenção dos pais para que estejam sempre lembrando os filhos de que precisam beber água.
“Muitas vezes as crianças estão brincando e se esquecem de ingerir líquido”, justifica. A dica também vale no caso dos idosos, quando existir a necessidade de lembrá-los sobre o consumo de água.