Cuidados evitam alto valor na conta de água

Oficialmente o verão só começa amanhã, mas em Paranavaí os termômetros já passam dos 30 graus centígrados há dias. As alternativas para fugir do calorão vão desde o consumo de sorvetes e sucos à aquisição de piscinas. Neste último caso, é preciso tomar alguns cuidados para evitar pagar taxas a mais no final do mês.
O primeiro passo para quem quer implantar uma piscina em casa é fazer o cadastramento no escritório da Sanepar. Uma equipe técnica irá até o domicílio e fará a medição. A partir de então, o consumidor terá direito ao desconto da taxa de esgoto, conforme a quantidade de água utilizada na piscina.
De acordo com o coordenador da Área de Cliente da Sanepar de Paranavaí, Anderson Silva, o benefício é concedido apenas uma vez por ano, seja para quem está fazendo a implantação da piscina, para quem precisa fazer a limpeza ou para os moradores que vão realizar a troca de água. No caso de redução no nível da água, quando o morador preencher a piscina, terá de pagar pelo consumo normalmente.
O gerente regional da Sanepar, Arnaldo Rech, orienta os consumidores a comprarem piscinas que já possuem sistema de filtragem da água. Vale para todas aquelas com capacidade para mais de 5.000 litros. A medida facilita a limpeza e evita que seja necessário fazer a troca frequentemente. Piscinas menores podem ser cobertas.
Silva destaca que o tratamento ideal deve ser feito por pessoas devidamente treinadas. É que o uso de produtos de forma inadequada pode provocar reações adversas. Se a quantidade for maior do que a necessária, há riscos de manchas na pele e nos cabelos, por exemplo. Se a aplicação dos produtos for menor do que o ideal, pode não ter efeito.
ECONOMIA – O gerente regional da Sanepar de Paranavaí fala sobre a importância de fazer economia. Segundo afirma, a água potável do planeta tem diminuído a cada ano, por isso, evitar o desperdício é fundamental.
Rech ensina: “Não utilize água para varrer o quintal. Quando for lavar a casa, use balde e não mangueira. Não escove os dentes com a torneira aberta”. Se perceber que houve aumento no consumo, verifique sempre o hidrômetro para conferir se existe vazamento.