Curso de qualificação forma turma em Querência do Norte

Na última quarta-feira, (21/11), foi realizada em Querência do Norte a formatura da primeira turma do curso de qualificação profissional do Família Paranaense ofertado no município, em diversas áreas de atuação.
Destinada às famílias de baixa renda e que são acompanhadas pelo programa, a qualificação é uma iniciativa da Secretaria da Família e Desenvolvimento Social e tem a parceria da Secretaria Especial do Trabalho e Relações com a Comunidade. O curso foi ministrado através da empresa Líder.
“A felicidade estampada no rosto de cada formando não tem preço”, destaca o chefe da regional da Secretaria Especial do Trabalho e Relações com a Comunidade de Paranavaí, Heli Antônio.
FORMAÇÃO – No total, foram  21 formandos. As aulas abordaram qualificações nas áreas de Cabeleireiro; Manicure e Pedicure; Depilador; Maquiador, além de um módulo de Formação Cidadã, que trata de temas específicos, como ética e qualidade no trabalho; relações interpessoais; etiqueta pessoal e profissional; prevenção e segurança no trabalho e características empreendedoras.
Após concluírem as 160 horas, os alunos são encaminhados para a agência do trabalhador para serem  incluídos na intermediação de mão de obra ou se tornar um microempreendedor. “Agora formada posso aumentar a minha renda familiar”, conta a formanda Karina Bernardino da Silva.
MUNICÍPIO – Querência do Norte foi selecionado para participar por ser prioritário do programa Família Paranaense, ou seja, tem baixos indicadores sociais. Os cursos de qualificação ofertados foram selecionados com base na demanda por mão de obra local.
No município, 100 famílias estão inseridas no programa. “Isso se deve ao comprometimento dos membros do comitê local e municipal do programa e das secretarias de Estado envolvidas”, salienta Valmir Trentini, chefe do Escritório Regional da Secretaria da Família e Desenvolvimento Social (SEDS).  
Querência do Norte sempre será parceira de programas que venham beneficiar nossa população, disse a prefeita Roze.
A previsão é formar 2.700 pessoas certificadas em 40 municípios do Paraná, até dezembro de 2018 diz Rubens Santarém Júnior, coordenador de Qualificação Profissional, da Secretaria Especial do Trabalho e Relações com a Comunidade.