De cada 10 candidatos a emprego apenas 3 fazem entrevista, diz Barone

“Estamos enfrentando uma grande dificuldade. A Agência tem se empenhado na captação de vagas no mercado de trabalho, e fazemos os encaminhamentos dos candidatos para as entrevistas nas empresas. Infelizmente, apenas 30% comparecem nas entrevistas, e isto prejudica tanto a empresa, que não consegue mão de obra qualificada para completar o quadro de funcionários, quanto outros trabalhadores que poderiam tentar a vaga”, afirma o gerente da Agência do Trabalhador de Paranavaí, Lucas Barone.
Segundo um levantamento da Agência do Trabalhador, de cada 10 candidatos a vagas de emprego que pegam o encaminhamento para as entrevistas nas empresas, apenas três comparecem.
“Isso é muito prejudicial, pois o sistema de encaminhamentos respeita um limite dado pela empresa. Por exemplo, se a empresa tem disponibilidade de receber 10 candidatos para as entrevistas, quando tentamos cadastrar o 11º candidato o nosso sistema bloqueia, informando que o limite foi atingido. Então não podemos encaminhar mais ninguém para aquelas vagas. Se as pessoas não comparecem na entrevista, a empresa fica sem opções de profissionais para contratação e outros trabalhadores que tinham interesse na vaga não podem participar da seleção”, frisa.
Barone explica ainda que muitas vezes os trabalhadores pegam o encaminhamento e justificam o não comparecimento na entrevista por não se interessarem pela vaga em questão.
“O que queremos é pedir o comprometimento dos candidatos de só pegar o encaminhamento se realmente a vaga for de seu interesse, para não travar o processo e tirar a chance de outras pessoas que queiram aquela vaga. Porque depois, só podemos abrir novamente encaminhamentos para aquela vaga se a empresa abrir novamente a seleção, e nem sempre isso acontece”, destaca.
Para finalizar, o gerente da Agência do Trabalhador aponta que, apesar do cenário econômico desfavorável que o país vive, em Paranavaí ainda se mantém uma boa oferta semanal de vagas. “Estamos investindo na captação junto às empresas e mantendo uma média de 50 a 60 vagas de trabalho abertas toda semana. Mas repito: precisamos do comprometimento dos candidatos, pois não adianta reclamar que não tem vagas de trabalho, vir aqui, pegar o encaminhamento e não comparecer às entrevistas. Estamos mantendo sim uma boa gama de oportunidades para todos que quiserem trabalhar em Paranavaí”, enfatiza Barone.

Segunda-feira terá 58 vagas de emprego
A semana começará com 58 vagas de emprego na Agência do Trabalhador de Paranavaí. As oportunidades são para diferentes setores da economia: a indústria, o comércio, a prestação de serviços e a construção civil.
Há espaço para auxiliar de produção (oito vagas), caldeirista (quatro vagas), eletricista industrial (quatro vagas), vendedor interno (três vagas), motorista entregador – carro/moto (três vagas), farmacêutico (duas vagas), eletromecânico (duas vagas), operador de telemarketing (duas vagas).
Pessoas com deficiência também podem ter acesso a empregos formais. São dez vagas cadastradas na Agência do Trabalhador de Paranavaí, nove delas para empacotador e uma para porteiro.
Interessados devem ir até a Rua Marechal Cândido Rondon, 1.701, no centro da cidade, e apresentar RG, CPF e Carteira de Trabalho. O atendimento é de segunda a sexta-feira, das 8 às 16 horas, sem intervalo para almoço.