De olho na faixa preta, Maria Eloisa intensifica treinamentos
A judoca paranavaiense Maria Eloisa da Silva Candiotto (15 anos e 1.56cm), aluna do professor Marcelo Mercúrio, conquistou várias medalhas em 2018. Neste ano o seu foco é a conquista da faixa preta.
“Pretendo melhorar meus resultados e com mais treinos participar dos eventos da Federação Paranaense para juntar pontos e obter a faixa preta”, disse Maria Eloisa.
No ano passado ela ficou em primeiro lugar na Gymnasiade em Ibiporã e no Campeonato Marrom e Preta; no Campeonato Paranaense Sub-18 em Londrina; no Paranaense Sênior; nos Jogos da Juventude e na Copa Paraná ela ficou em terceiro lugar.
Estudante do segundo ano do ensino médio do Colégio Nobel, a atleta conquistou o primeiro lugar no Vestibulinho, mas ganharia bolsa do colégio por merecimento pelos resultados obtidos na modalidade. Nas competições de judô tem como característica os golpes com estratégias. Participar de uma Olimpíada ou Jogos Pan-americanos não é uma obstinação, cita a judoca.
MARCELO – O professor Marcelo Mercúrio (50 anos) está há trinta anos ministrando aulas de judô e jiu-jitsu em Paranavaí.
Analisando o ano que passou, vê saldo positivo e dentro do planejado. Seus atletas conquistaram 25 pódios em eventos oficiais no Paraná. A meta agora é aumentar.
Os treinos com mais intensidade na Academia Team Mercúrio (40 alunos) para as competições oficiais e competições regionais acontecerão a partir de fevereiro de segunda a sexta-feira sempre das 17h às 21h. Os atletas com bolsas também treinam na Academia.
Para este ano a ideia é prosseguir com o trabalho. Ele lembrou ele que é difícil colocar atletas em competições oficiais. “Competimos contra grandes academias no estado. Vamos tentar trabalhar, não podemos garantir pódios” afirmou Marcelo que tem como auxiliar o filho Felipe Romanini Mercúrio de 22 anos e que está concluindo o curso de Educação Física.
Quanto ao objetivo de sua atleta Maria Eloisa (dois anos na faixa marrom) de pleitear a faixa preta, Marcelo afirmou que a partir de agora não cabe a ele a graduação de faixa e sim à Federação Paranaense de Judô mediante a pontuação dela e aproveitamento nos eventos e cursos preparatórios.
CARLOS – Outro atleta de destaque da Team Mercúrio é Carlos Emanuel (22 anos) faixa preta, que subiu de categoria e diminuiu em 2018 seus resultados. Em março ele receberá a faixa preta.