Defensores das candidaturas retomam as campanhas em Paranavaí e região

#IMG02
Contados os votos e definido o segundo turno da eleição para a presidência da República, lideranças de Paranavaí e região mantêm a mobilização em defesa de ambas as candidaturas – Aécio Neves (PSDB 45) e Dilma Rousseff (PT 13). Oficialmente a campanha do segundo turno teve início na última quinta-feira, com a retomada do horário eleitoral gratuito no rádio e na televisão.
Para tentar a mobilização local/regional, os grupos definem estratégias. Simpatizantes da candidatura à reeleição da presidente Dilma Rousseff se reuniram anteontem à noite na Associação Comercial e Empresarial de Paranavaí – Aciap. Cinco prefeitos participaram, além de outras lideranças, informa César Alexandre dos Santos, da coordenação regional de campanha.
Estiveram presentes o prefeito de Paraíso do Norte e um dos coordenadores Beto Vizzotto; de Paranavaí – Rogério Lorenzetti; de Nova Aliança do Ivaí – João Tormena; de Amaporã – Mauro Lemos; de Rondon – Roberto Corredato.
Alexandre dos Santos explica que a intenção é que todos os partidos da base aliada participem das ações, além de simpatizantes da campanha de Dilma. No seu entendimento, o desafio é passar para o eleitor a importância das obras em andamento, sobretudo, na infraestrutura.
Admitindo tratar-se de uma campanha difícil, o coordenador aposta na força da militância para melhorar os números da presidente na região. Em Paranavaí, por exemplo, ela obteve 30,61% dos votos no primeiro turno – 14.322. Enquanto isso, seu adversário do PSDB totalizou 50,53% – 23.641. A terceira colocada no pleito fechou com 16,61% dos votos – 7.810.
Nacionalmente a presidente venceu o primeiro turno e obteve 41% dos votos, enquanto Aécio fechou com 33%, chegando em segundo lugar. Com isso, ambos conquistaram o direito de disputar o segundo turno das eleições, no próximo dia 26.
Como contraponto aos números do primeiro turno, Aécio aparece nas primeiras pesquisas um ponto à frente de Dilma, considerando os votos válidos (51% a 49%) no segundo turno, caracterizando empate técnico. As pesquisas IBOPE e Datafolha foram publicadas na última quinta-feira.
MOBILIZAÇÃO EM DEFESA DE AÉCIO – Já a mobilização pró-Aécio em Paranavaí começou ontem com adesivaço no centro da cidade. Simpatizantes da candidatura distribuíram material de campanha e falaram da importância de eleger o tucano para conduzir o Brasil nos próximos quatro anos.
Integrante do grupo que trabalha a candidatura do PSDB na cidade, o agroindustrial Ivo Pierin Júnior informa que o objetivo é formar uma frente suprapartidária e unir também os sem partidos para a mobilização. Avalia que está claro o sentimento de mudança, retratado pelas recentes pesquisas de opinião, mostrando Aécio já à frente da candidata petista.  
Ele lembra que a campanha é rápida e deve se concentrar nos meios de comunicação. Ainda assim, há uma participação importante do grupo local, mostrando que o candidato não vai retirar conquistas sociais e nem paralisar obras. Pelo contrário, entende, vai manter e aperfeiçoar as conquistas e corrigir o que considera erros do atual governo.
Pierin Júnior estará amanhã em Curitiba, onde participa do lançamento estadual da campanha de Aécio Neves. O candidato estará presente, a exemplo do governador reeleito do Paraná, Beto Richa.