Delegado diz que população passou a confiar e colaborar mais com a polícia

A sede da Associação da Polícia Civil de Paranavaí e Região (APCPAR) foi o local escolhido para mais uma reunião do Gabinete de Gestão Integrada Municipal (GGI-M). A reunião de ontem tratou, entre outros assuntos, sobre o lançamento do Info GGI, instrumento que facilita a comunicação e o compartilhamento de experiências e informações entre os GGI de todo o país.
A descentralização das reuniões é uma solicitação do presidente do GGI-M, o prefeito Rogério Lorenzetti, e tem por objetivo fazer com que os integrantes da entidade conheçam e se familiarizem com os equipamentos públicos, suas equipes e formas de atuação para a garantia da segurança e do bem-estar público.
Os integrantes do gabinete foram recebidos pelos delegados Gustavo Bianchi (delegado-adjunto) e Luiz Carlos Manica (chefe da 8ª SDP), que fez uma breve apresentação sobre o trabalho desenvolvido pela Polícia Civil em Paranavaí e demais comarcas.
Manica destacou a melhoria estrutural da Polícia e do atendimento na Delegacia da Mulher, a ampliação do setor de investigação, a valorização dos servidores, entre outras ações que resultaram na prisão de cerca de 870 pessoas em 2014.
Segundo o delegado, todo esse trabalho também fez com que aumentasse a confiança por parte da população, que passou a colaborar muito mais com o trabalho da PC através de denúncias. “Isso mostra o trabalho integrado das polícias de Paranavaí, comprometidas com a segurança e trabalho de intensidade”, ressaltou.
INFO GGI – Na continuação da reunião, o secretário executivo do GGI-M, Lucas Barone, explicou aos membros do Gabinete sobre o funcionamento do Info GGI, Sistema Nacional de Informações sobre Gabinetes de Gestão Integrada.
Através dele é possível a troca de informações, inserção de atas, planejamento e execuções de ações, câmaras técnicas e temáticas, divulgação de boas práticas e demais ações dos gabinetes. A ideia é que seja uma fonte de consulta aos órgãos de segurança onde estarão concentradas informações do sistema nacional de segurança nacional.
“Além da troca de informações, o Info GGI dá visibilidade às ações do município, o credenciando a estabelecer convênios com o Governo Federal na área da segurança pública”, explicou Lucas.
“Temos informações de que vai haver muito investimento nessa área da segurança pública no Brasil e precisamos estar com nossas informações atualizadas para ter acesso a estes recursos”, completou Lorenzetti.
Hoje, o GGI de Paranavaí é um dos três mais atuantes do Brasil, junto com Porto Alegre (RS) e Vitória (ES). No início deste mês, durante o 3º Encontro dos Municípios com o Desenvolvimento Sustentável, em Brasília, o Gabinete do município foi citado pelo coordenador de GGIs da Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp), do Ministério da Justiça, Fernando César Zarantonello, como destaque para os demais municípios do Brasil por sua organização e participação ativa de seu secretário executivo, Lucas Barone.
“Um reconhecimento como este nos faz ter certeza que estamos no caminho certo e nos dá ainda mais ânimo para continuar trabalhando por mais investimentos na segurança do município”, completou Barone.

SOBRE O GGI
Atualmente, todos os estados contam com gabinetes de Gestão Integrada Estadual (GGI-E). A necessidade de estabelecer ações integradas envolvendo os órgãos federais, estaduais, municipais, bem como ampliar o papel dos municípios na segurança pública fez com que fossem estabelecidas diretrizes nacionais. Por isso, o Ministério da Justiça normatizou no início de 2014, através da sua Portaria nº 001/2014, a instituição dos GGIs em todo território nacional.
O GGI, segundo essa normativa nacional, é um fórum deliberativo e executivo composto por representantes do poder público das diversas esferas e por representantes das diferentes forças com atuação na área da segurança pública.