Delegado ministrou palestra sobre redes sociais a alunos do Colégio Marins

O delegado Luiz Carlos Mânica, chefe da 8ª Subdivisão Policial de Paranavaí (8ª SDP), continua o ciclo de palestra sobre o uso indevido das redes sociais, perigos e consequências. A iniciativa é uma parceria com o Projeto Ler Para Crescer, desenvolvido pelo Diário do Noroeste (DN).
Ontem cerca de 500 alunos do Colégio Marins Alves de Camargo de Paranavaí participaram do evento que foi realizado pela manhã e à tarde. No domingo o delegado estará às 20h na Comunidade Evangélica Deus Vivo do Jardim Ipê. Na terça-feira serão os alunos da Unipar de Paranavaí que ouvirão a palestra às 19h30.
INFORMAÇÃO – Durante a palestra Mânica explica aos alunos sobre os resultados catastróficos de uma imagem publicada ou de um comentário postado na internet. “Uma vez realizado perde o domínio sobre eles. Isso pode provocar danos na vida da pessoa e de seus familiares”.
Em um momento da palestra os alunos ficam sabendo que existe uma delegacia especializada em crime cibernético. Por conta disso, Mânica explica que quem comete o crime na internet é facilmente identificado e poderá ser punido. “No caso de um menor cometer uma infração, são os pais quem responderão pelos danos morais e materiais causados à vítima”.
RESPONSABILIDADE SOCIAL – O Projeto Ler Para Crescer é realizado em 12 escolas de Paranavaí e em uma de Nova Aliança do Ivaí. No total cerca dois mil adolescentes fazem parte da iniciativa do Diário do Noroeste. Através de um projeto de responsabilidade social os alunos são estimulados a ler na sala de aula e em suas casas.
As palestras sobre esse assunto começaram no mês de julho no Colégio Curitiba e Colégio Nobel. Em agosto foram os alunos do Cecap (Centro de Atendimento à Criança e ao Adolescente de Paranavaí), do Sesi (Serviço Social da Indústria), do Senai (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial), em Nova Aliança do Ivaí e os alunos do Colégio Estadual de Paranavaí.
Em setembro foram realizadas palestras para os alunos do Colégio Unidade Polo, na Paróquia Nossa Senhora Aparecida, para os alunos dos Grêmios Estudantis de toda a região e na Casa da Criança.
No mês de outubro o delegado chefe retornou duas vezes ao Colégio Estadual de Paranavaí, na Casa da Criança e no Colégio Enira. Ontem Mânica ministrou a palestra nos períodos da manhã e da tarde no Colégio Marins de Paranavaí.