Denúncias à polícia podem ser feitas pela internet

A Secretaria de Segurança do Paraná passou a disponibilizar mais uma forma de combater o tráfico de drogas ou crimes de violência contra crianças, mulheres e idosos. A partir de agora as pessoas, além do telefone 181, podem acessar o site www.181.pr.gov.br.
A nova ferramenta foi desenvolvida para facilitar quem pretende ajudar, de forma anônima, e colaborar com a polícia. O site é de fácil compreensão e poderá ser acionado de qualquer localidade do Paraná e estará on-line 24 horas todos os dias da semana.
O delegado operacional de Paranavaí, Carlos Henrique Rossato Gomes, disse que o sistema facilitará e deverá proporcionar uma participação maior da população no combate ao crime.
Rossato Gomes lembrou de casos em que pessoas foram presas com uma pequena quantidade de drogas. Na ocasião foi alegado que eram usuárias. Porém, elas foram enquadradas como traficantes porque havia várias denúncias anônimas que ajudaram a configurar o crime.
“Atualmente a maioria das pessoas tem acesso fácil à internet. Com certeza isso facilitará a participação e ajudará o nosso serviço. Vale ressaltar que o serviço do 181 garante absoluto sigilo e a identidade do denunciante jamais são reveladas”, falou o delegado.
Rossato Gomes explica que toda a denuncia feita no telefone 181 ou no site, são analisadas e, obrigatoriamente, encaminhadas para as autoridades policiais. Nessa segunda etapa as informações são checadas e encaminhadas para os trabalhos de investigação.
O delegado lembra que o estado tem o dever de combater o crime. Porém, a população tem a responsabilidade de colaborar repassando informações que ajudem com as investigações.
Para fazer uma denúncia no site é fundamental informar nome ou o apelido de quem está cometendo o crime, o município, nome da rua e o bairro. É importante relatar características das pessoas, placa de veículos e números de telefone. Essas informações auxiliam as autoridades na atuação eficaz para solucionar o caso.