Depois da interrupção, fornecimento de energia é restabelecido na região
Três cidades na região Noroeste foram duramente afetadas pela falta de energia elétrica a partir do final da noite de anteontem. Chuva e vento provocaram danos e desligamentos em várias redes, gerando muito trabalho que avançou pela madrugada e permaneceu até a tarde de ontem. Paraíso do Norte, Mirador e Guaporema foram mais atingidas.
Ontem à tarde a situação estava praticamente normalizada na maioria das cidades, apesar de haver ainda muito trabalho, como informaram as equipes da Copel.
Paraíso do Norte, por exemplo, teve o abastecimento interrompido em mais de 90% do total de ligações a partir da madrugada de ontem.
Das 5.290 unidades residenciais e comerciais, 5.216 chegaram a ficar sem energia elétrica. No meio da tarde, o sistema apontava apenas 29 pontos ainda sem abastecimento.
Um funcionário da Copel informou que houve rompimento de um cabo entre Paraíso do Norte e Tamboara, afetando praticamente toda a cidade. No começo da tarde o fornecimento de energia voltou ao normal.
Mirador também foi muito atingida, chegando igualmente a 90% de interrupção. Dos 960 pontos, 927 foram desligados em algum momento. Em Guaporema um total de 726 unidades ficaram sem energia. A cidade possui 983 pontos.
Paranavaí chegou a registrar 723 endereços sem energia ontem, das cerca de 29 mil unidades existentes. No meio da tarde estava tudo praticamente normalizado.
O sistema, atualizado a cada dez minutos, mostrava 75 ocorrências, levando em conta cidades da região. Só Paranavaí tinha entre 10 e 15 pontos ainda sem energia restabelecida. Neste caso são problemas pontuais, como queda de galhos nas redes.
São Carlos do Ivaí também tinha alguns desligamentos. Mas, a expectativa era de zerar tudo até o final da tarde. Problemas pontuais por conta de substituição e peças podem acontecer na zona rural.
A Assessoria de Comunicação da Sanepar, regional Maringá, confirma que os problemas de rompimento de cabos foram provocados pelas fortes chuvas.
Equipes trabalham em todas as cidades, mas desta vez o volume de serviço foi muito além da média. Isso porque foi atingida uma extensa região, chamada macronoroeste. Cianorte, Umuarama e Maringá registraram danos.
Em Maringá, galhos de árvores se espalharam pela cidade, provocando interrupção de algumas ruas. Conforme a Copel, 108 cidades tiveram ocorrências em todo o Noroeste.