Depois de semanas, Simepar prevê chuva para Paranavaí

Será que vem chuva por aí? As previsões do tempo apontam a possibilidade de uma rápida precipitação entre hoje e amanhã. A passagem das nuvens será curta porque não existe ambiente atmosférico ideal para um período maior de chuva.
A explicação é do meteorologista do Simepar Cezar Duquia, que afirmou que uma situação de bloqueio se instalou sobre o Noroeste do Paraná. Isso ocorreu por causa dos ventos em níveis elevados que dificultam a formação de nuvens.
De acordo com Duquia, o período de estiagem em Paranavaí se estende desde o final de maio. Os últimos registros foram feitos de 18 a 22 daquele mês, totalizando 114,2 milímetros de água. Em junho também não houve registros.
O meteorologista explicou que o inverno é tipicamente mais seco do que as outras estações do ano, mas a estiagem prolongada que Paranavaí enfrenta não é comum. Em julho do ano passado, por exemplo, foram quatro dias de chuva, totalizando 64 milímetros.
A chegada de uma frente fria vinda do sul do continente pode começar a mudar as características do tempo. Avançando do Uruguai, deverá passar pelo Paraná na quinta-feira (3). A partir daí, novas quedas de temperatura poderão ser registradas no estado.
Segundo as previsões do Simepar (www.simepar.br), os termômetros deverão marcar de 15 a 29 graus, nesta quarta-feira; de 15 a 26 graus, na quinta-feira; de 13 a 25 graus, na sexta-feira; e de 14 a 25 graus, no sábado.