Depois do julho mais chuvoso desde 1997, próximos dias terão calor e baixa umidade

O calor tem sido intenso – na casa dos 30ºC em Paranavaí e região nos últimos dias. A situação deve se repetir por, pelo menos, mais uma semana, informa o Instituto Simepar. Também haverá baixa umidade relativa do ar – ontem à tarde estava em 27%.
A situação deste início de agosto contrasta com que foi o mês de julho, que registrou o maior índice de chuva desde 1997, quando o Simepar passou a monitorar Paranavaí.
Choveu no sétimo mês do ano um total de 300 milímetros, contra média histórica de apenas 65 milímetros. Até então o julho mais chuvoso tinha sido em 2011, quando choveu 169 milímetros.  
O final de semana será de sol brilhando forte e calor. Hoje e amanhã os termômetros chegarão a 31ºC, com mínima de 16ºC neste domingo. Para segunda e terça-feira, temperatura entre 18ºC e 30ºC, sem previsão de chuva.
A meteorologista do Simepar (Londrina), Sheila Paz, explica que que há predomínio de uma massa de ar seco, que impede a entrada de uma nova frente fria. Isso resulta em calor e umidade perto dos 20%, ou seja, próximo do que se caracteriza um estado de atenção.