Depois dos estragos causados pela chuva, estado de emergência pode ser decretado em Paranavaí

Até a tarde de ontem, ainda não era possível saber a dimensão dos estragos provocados pela chuva em Paranavaí. “Estamos registrando todos os danos e calculando os prejuízos”, disse o secretário municipal de Infraestrutura, Eurípedes Lemes Silva, que destacou a possibilidade de ser decretado estado de emergência na cidade.
Ele citou as crateras abertas no Jardim Simone e na PR-218, os estragos provocados pela enxurrada na malha asfáltica e as dezenas de pontos de interdição em estradas rurais. “Os problemas vieram acontecendo e não conseguimos recuperar, por causa da frequência de chuvas. O que foi recuperado, a chuva estragou de novo”.
Silva explicou a importância do estado de emergência. “Fica mais fácil solicitar recursos e agilizar os trabalhos”. Segundo ele, não é preciso cumprir todas as etapas do processo licitatório, que inclui a publicação do edital e a análise da documentação das empresas interessadas em fornecer materiais e prestar serviços. É a chamada dispensa de licitação.
Para que isso seja possível, é preciso elaborar um documento com todos os problemas identificados pelas equipes da Administração Municipal e a estimativa dos prejuízos. É encaminhado para a Defesa Civil que avalia se a situação está dentro de critérios preestabelecidos. Se for o caso, o prefeito assina o decreto que será, enfim, homologado pela Defesa Civil.