Deputado defende PSD “andando com as próprias pernas” em 2014
O partido está trabalhando o nome do empresário de Curitiba, Joel Malucelli. Mesmo com a disposição de disputar o pleito, Sciarra admite uma reavaliação até abril do próximo ano, caso o partido não viabilize a chapa.
Ele avalia que tão importante quanto disputar a majoritária é garantir respaldo para os candidatos a deputado federal e estadual. Durante o evento, militantes do PSD propuseram o nome de Sciarra para o Senado Federal, na dobradinha com Malucelli.
Otimista, o parlamentar lembra que o PSD nasceu forte e em pouco menos de dois anos conta com dois governadores, dois senadores, 498 prefeitos e 52 deputados federais, consolidando a condição de terceira maior bancada da Câmara. Para o ano que vem a meta é ter candidato a governador em pelo menos dez estados e chegar a 70 deputados federais.
NA REGIÃO – Na região de Paranavaí, o PSD conta com quatro prefeitos e teve atuação decisiva em outras nove prefeituras nas eleições de 2012. Atualmente são do PSD os prefeitos de Nova Londrina – Dorneles Chiodelli; de Itaúna do Sul – Pedro Castenhari; de São Carlos do Ivaí – Paulo Peroba; e de Marilena – Brasílio Bovis. Todos prestigiaram o evento partidário ontem.
MAIORIDADE PENAL – O deputado federal Eduardo Sciarra defende que o Estatuto da Criança e do Adolescente – ECA – seja revisto. Como analisa, atualmente não há diferenciação nas penas, independente do delito cometido por menores de 18 anos. Na visão do parlamentar, é preciso escalonar, de acordo com a gravidade do ato infracional. Em outras palavras, penas proporcionais.
Ele admite que se trata de um tema polêmico, mas que o partido já iniciou o debate. Na condição de líder, defende que as pessoas possam analisar tomando por base a realidade e o apelo popular. “Atualmente quadrilhas se aproveitam de menores de 18 anos para a prática de crimes”, lamenta. Pesquisas recentes mostram que mais de 90% da população são favoráveis à redução da maioridade penal – de 18 para 16 anos.
O ENCONTRO – Além de prefeitos e vereadores, líderes estaduais do PSD e convidados participaram do evento, realizado no Shelton Hotel. O presidente do partido em Paranavaí, José Augusto Felippe, foi indicado pré-candidato a deputado federal para o ano que vem.
O empresário da construção civil, paranavaiense Edenilson Rossi Arnaldi (atualmente radicado em Curitiba), também foi apresentado como pré-candidato a deputado federal. Ele aproveitou para lembrar as origens paranavaienses e a trajetória profissional, iniciada quando residia no Distrito de Sumaré.
Lideranças de outros partidos prestigiaram o encontro do PSD. Dentre elas, a presidente do PP, Toshie Yamakawa e o ex-prefeito Maurício Yamakawa, além do presidente do PPS (atual MD), Cláudio Aparecido de Souza e Nivaldo Mazzin (secretário de governo de Paranavaí). Ainda prestigiaram o vice-prefeito Rubens Felippe (PSDB) e o presidente do Democratas, Sebastião Medeiros.