Deputado João Arruda “abraça” a reivindicação de Paranavaí e região

Quase uma centena de apoio foi coletada pelo Conselho de Segurança, OAB/Subseção de Paranavaí e Associação dos Advogados (Advog) na luta pela instalação da Delegacia da Polícia Federal em Paranavaí. Já  são 15 meses de trabalho, formando um dossiê com as justificativas para a instalação.
“Tanto pela logística, uma vez que somos rota do tráfego de contrabando de drogas, de cigarros, de armas”, dizem os idealizadores do dossiê. “Além do que poderíamos ter o atendimento para tirar e renovar passaporte e atendimento a estrangeiros. Com este pensamento, o deputado federal João Arruda já havia solicitado desde 2012 a instalação, mas ganhou corpo a reivindicação com o farto material do dossiê com mais de 200 páginas apontando o potencial e crescimento da região Noroeste, tendo como polo a cidade de Paranavaí”, diz um dos líderes do movimento, o advogado Edilson Avelar.
A comitiva foi recebida pelo diretor geral da Polícia Federal, Leandro Daiello Coimbra, e pelo diretor de Administração e Logística, Fernando Duran Poch. Daiello elogiou o dossiê, parabenizando as entidades pela mobilização da sociedade e poderes públicos, poucas vezes vista desde quando assumiu a direção da PF.
Ele afirmou que o dossiê servirá de alavanca para dar suporte a um estudo da viabilidade. Disse que a pasta tem como meta regionalizar a PF e que se o município disponibilizar terreno para edificação “seria um ganho”. O secretário de Governo, Nivaldo Mazzin, afirmou que dentro dos parâmetros legais a Prefeitura viabilizaria uma área.
O deputado João Arruda apontou a necessidade da unidade em Paranavaí e quer ser um parceiro no Congresso das reivindicações da Polícia Federal para dotar a mesma de mais recursos pois sente que o povo do Paraná precisa de mais segurança.
A comitiva saiu muito satisfeita com a receptividade deslocando-se para o Ministério da Justiça quando também entregou o dossiê para a Assessoria do Ministro José Eduardo Cardozo, e ao mesmo tempo que protocolou o pedido na Casa Civil, com o Ministro Aloizio Mercadante.
As entidades organizadas cumpriram assim a terceira etapa do processo e continuarão mobilizadas para a concretização do pedido que irá beneficiar a região Noroeste.
Em Brasília, a comitiva esteve sempre acompanhada do deputado federal João Arruda. Estavam presentes Cláudio Miguel de Souza, presidente do Conselho de Segurança de Paranavaí; Nivaldo Mazzin, secretário de Governo; Luciano Pereira Ricato, presidente da ADVOG; Edilson Avelar, secretário da ADVOG e organizador do Dossiê de Reivindicação; Jayme José de Souza, Ouvidor da OAB/Paranavaí; Michael Heckmann, secretário da Aciap.