DER anuncia R$ 43,6 milhões para rodovias do Noroeste do Estado
CURITIBA – O Departamento de Estradas de Rodagem (DER) liberou, ontem, a ordem de serviço para o início dos trabalhos de melhoria da pavimentação de rodovias da região Noroeste. O investimento de R$ 43,6 milhões integra o Programa Estadual de Recuperação e Conservação de Estradas Pavimentadas (Perc).
O volume de recursos aplicado na região, quando todas as ordens de serviços forem entregues, chegará a R$ 281,8 milhões. No mês passado, o DER autorizou obras para as regiões de Londrina, Ponta Grossa e Cascavel, no valor total de R$ 202,2 milhões.
Ao longo dos próximos dois anos o investimento do Governo do Paraná pelo Perc, em todo o Estado, será de R$ 842 milhões.
Os trabalhos da região de Maringá foram separados em dois grupos de atividades. Um deles engloba operações tapa-buraco e recuperação de pistas, além de drenagem e selagem de trincas. Os trechos descontínuos das rodovias a receberem intervenções são definidos de acordo com o movimento de tráfego e condições da pista.
No outro grupo estão intervenções para aumentar a durabilidade do pavimento, com microrrevestimento asfáltico e outros materiais de conservação e recuperação de rodovias.
PROGRAMA – O Programa Estadual de Recuperação e Conservação de Estradas Pavimentadas é um dos maiores programas rodoviários em andamento no País. Ele foi dividido em três subprogramas para que as necessidades de melhorias de tráfego na malha estadual fossem atendidas.
O subprograma de Conservação e Recuperação Descontínua com Melhorias do Estado do Pavimento (Cremep) contempla 2 mil quilômetros de rodovias deterioradas. A maioria das rodovias funciona como corredor de transporte regional ou estadual.
O objetivo do programa é alcançar, em até 36 meses, 85% de nível bom e muito bom nas condições do pavimento. Os restantes 15% deverão estar, pelo menos, em nível razoável, segundo os técnicos do DER. Com isso o Estado eliminará rodovias em condições de pavimento ruim ou péssimo.
A Conservação de Pavimentos (COP) executa reparos superficiais e também remendos profundos, mas de forma localizada. As obras serão feitas em pequenos segmentos descontínuos, associadas à melhoria da drenagem do pavimento.
O COP, dividido em 18 lotes, será estendido por aproximadamente 8 mil quilômetros de rodovias estaduais pavimentadas que apresentam atualmente menor grau de deterioração (entre 8% a 12%). O objetivo do planejamento é reduzir esta margem e conservar a qualidade da pista.
O subprograma Faixas de Domínio contempla 40 lotes, em toda a malha rodoviária estadual, com serviços de capina e limpeza de sinalização, entre outras melhorias.
O volume de recursos aplicado na região, quando todas as ordens de serviços forem entregues, chegará a R$ 281,8 milhões. No mês passado, o DER autorizou obras para as regiões de Londrina, Ponta Grossa e Cascavel, no valor total de R$ 202,2 milhões.
Ao longo dos próximos dois anos o investimento do Governo do Paraná pelo Perc, em todo o Estado, será de R$ 842 milhões.
Os trabalhos da região de Maringá foram separados em dois grupos de atividades. Um deles engloba operações tapa-buraco e recuperação de pistas, além de drenagem e selagem de trincas. Os trechos descontínuos das rodovias a receberem intervenções são definidos de acordo com o movimento de tráfego e condições da pista.
No outro grupo estão intervenções para aumentar a durabilidade do pavimento, com microrrevestimento asfáltico e outros materiais de conservação e recuperação de rodovias.
PROGRAMA – O Programa Estadual de Recuperação e Conservação de Estradas Pavimentadas é um dos maiores programas rodoviários em andamento no País. Ele foi dividido em três subprogramas para que as necessidades de melhorias de tráfego na malha estadual fossem atendidas.
O subprograma de Conservação e Recuperação Descontínua com Melhorias do Estado do Pavimento (Cremep) contempla 2 mil quilômetros de rodovias deterioradas. A maioria das rodovias funciona como corredor de transporte regional ou estadual.
O objetivo do programa é alcançar, em até 36 meses, 85% de nível bom e muito bom nas condições do pavimento. Os restantes 15% deverão estar, pelo menos, em nível razoável, segundo os técnicos do DER. Com isso o Estado eliminará rodovias em condições de pavimento ruim ou péssimo.
A Conservação de Pavimentos (COP) executa reparos superficiais e também remendos profundos, mas de forma localizada. As obras serão feitas em pequenos segmentos descontínuos, associadas à melhoria da drenagem do pavimento.
O COP, dividido em 18 lotes, será estendido por aproximadamente 8 mil quilômetros de rodovias estaduais pavimentadas que apresentam atualmente menor grau de deterioração (entre 8% a 12%). O objetivo do planejamento é reduzir esta margem e conservar a qualidade da pista.
O subprograma Faixas de Domínio contempla 40 lotes, em toda a malha rodoviária estadual, com serviços de capina e limpeza de sinalização, entre outras melhorias.