Desafio é o diagnóstico precoce da tuberculose

Fazer o diagnóstico o mais precocemente possível. Este é um dos desafios da Saúde Publica no Brasil para barrar o avanço da Tuberculose e cumprir uma meta do Ministério da Saúde – cura para 85% dos casos detectados. Esta é uma das mensagens de hoje (24 de março), Dia Mundial de Luta contra a Tuberculose.
Desafios valem também para as cidades da 14ª Regional de Saúde de Paranavaí, que deverão promover ações hoje e ao longo da semana. Diante dos dados apresentados todos os esforços devem ser no sentido de fazer a busca ativa. Significa “pensar Tuberculose”, a todo momento numa unidade de saúde, evitando óbitos pela doença, detalha Maria da Penha Francisco – da Coordenação Regional do Programa de Controle da Tuberculose.
As ações são desenvolvidas nos municípios nas unidades de saúde (postos), com palestras e orientações individuais, complementa Verônica Moraes Francisquini Gardin – Diretora da 14ª Regional de Saúde.
Em Paranavaí, a secretaria de saúde de Paranavaí, através do SINAS – Sistema Integrado de Atendimento em Saúde – realizará uma “Atualização em Tuberculose” para médicos e enfermeiros da cidade e da região. O treinamento acontece amanhã (dia 25 de março) na sede do Sindicato Rural. Será das 8 às 17 horas, complementa, Marielza Sestário, do SINAS Paranavaí.