Desempenho do comércio foi melhor neste ano

O desempenho do comércio de Paranavaí foi melhor nesse ano em relação a 2017 durante a semana que antecedeu as comemorações do Dia dos Pais (segundo domingo de agosto). As lojas tiveram expediente diferenciado a partir de sexta-feira.
Conforme levantamento feito pela Associação Comercial e Empresarial de Paranavaí (Aciap), a pedido do Diário do Noroeste, o número de consulta aos serviços de análise de crédito foi 8,4% superior na semana do Dia dos Pais em 2018, levando-se em conta igual período do ano passado. Para esse levantamento foram considerados os dias entre 6 e 11 de agosto.
Se forem considerados apenas a sexta-feira e o sábado que antecederam a comemoração, resultado também é de aumento – incremento de 7,8%. Na sexta-feira as lojas atenderam até 22 horas e no sábado até 17 horas.
O gerente da Aciap, Carlos Henrique Scarabelli, analisa que o desempenho foi bom. Lembra que atualmente há vários serviços de análise de crédito, por isso, o volume de consultas é uma referência, capaz de apontar o desempenho geral.
O comércio de Paranavaí deve trabalhar ainda duas datas neste ano antes do Natal, considerado o período de “safra” do comércio, ou seja, o de melhor desempenho de vendas.
A primeira delas será o Dia das Crianças. Esta data não tem uma campanha nos moldes das demais datas. Isto porque, conforme explica Scarabelli, é um período de vendas segmentadas.
BLACK FRIDAY – Porém, antes do Natal o comércio deve apostar em incremento nas vendas de novembro durante a campanha denominada Black Friday, que a cada ano se consolida. Tanto que esta data vem apresentando volume semelhante ao Dia das Mães.
Por conta do potencial da campanha, o comércio paranavaiense fará horário diferenciado entre a sexta-feira (dia 23 de novembro) e o domingo (dia 25).
Na sexta-feira as lojas atenderão das 9 às 22 horas. No sábado, portas abertas entre 9 e 17 horas, mesmo horário previsto para domingo.  
O gerente explica que estas datas foram negociadas entre patrões e empregados. Envolvem a compensação pelos recessos durante os jogos do Brasil na Copa do Mundo da Rússia.