Dia de Campo sobre Integração Lavoura, Pecuária e Floresta movimenta oeste paulista

Com a possível presença do governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, e do secretário de Agricultura e do Abastecimento Arnaldo Jardim, a cidade de Presidente Prudente, no oeste paulista, sedia amanhã e quinta-feira um Dia de Campo sobre Integração Lavoura, Pecuária e Floresta (ILPF).
Nesta quarta-feira a programação começa às 18h30 no Auditório Espaço Solarium, situado no Campus II da Unoeste. O professor Edemar Moro vai discorrer sobre “Clima x produtividade no sistema ILPF”.
Em seguida, o presidente do Conselho de Administração da Cocamar, Luiz Lourenço, fala sobre “A experiência da cooperativa com ILPF em solos arenosos”, e o pesquisador da Embrapa Cerrados, João Kluthcouski, trata de “A Integração lavoura-pecuária (ILP) e floresta (ILPF) como alternativa de sustentabilidade agropecuária em solos arenosos”.
Na quinta-feira, os participantes se deslocam para a Fazenda Campina, em Caiuá, a 70 km. Pertencente ao Grupo Carlos Viacava (CV), a propriedade desenvolve há dois anos um programa de ILPF, orientado por Embrapa, Cocamar e Unoeste.
A Fazenda é uma das principais referências em ILPF no Estado de São Paulo. Com aproximadamente três mil hectares, a propriedade deverá destinar cerca de mil para o plantio de soja na safra 2015/16, para a reforma de pastos. Nos dois primeiros ciclos, mesmo enfrentando adversidades climáticas, a produção de soja correspondeu às expectativas e os proprietários decidiram expandir o cultivo.
VIDA NOVA – De acordo com Carlos Viacava, “o solo ganha vida nova com a integração” e, diferente do que imaginava, mesmo com a lavoura ocupando um terço da fazenda, não foi preciso reduzir o rebanho. Ao contrário: com a maior oferta de alimento no inverno, até aumentou.