Dia de Campo Sopasto será no próximo sábado

O 7º Dia de Campo Sopasto será realizado no próximo sábado no Parque de Exposições Arthur da Costa e Silva, em Paranavaí. Evento voltado à tecnologia e inovação, o Dia de Campo visa apontar caminhos para o agricultor produzir mais e melhor, potencializando os resultados, além de fazer uso correto dos recursos naturais.
Nesta edição serão 10 palestras, algumas simultâneas, entre 8 e 14 horas. Para participar, o interessado pode se inscrever momentos antes, no local do evento. Informações complementares podem ser obtidas através do telefone (44) 3423-3117.
Já tradicional o Dia de Campo Sopasto vem crescendo ano a ano, detalha o engenheiro agrônomo Marcel Thuronyi. Ele lembra que o formato atual foi testado e aprovado na edição de 2013. O parque de exposições tem infraestrutura capaz de atender as necessidades do evento, oportunizando conforto para os participantes, mesmo em caso de chuva.
A expectativa é que pelo menos 350 pessoas participem das atividades. O Dia de Campo conta com apoio da Sociedade Rural, Sindicato Rural e Associação Brasileira dos Produtores de Amido de Mandioca.
IMPORTÂNCIA TÉCNICA – O Dia de Campo é momento para que o produtor atualize os conhecimentos sobre as suas atividades. Neste ano, por exemplo, um dos focos é a cultura da mandioca. Serão quatro palestras e práticas voltadas ao tema. Thuronyi explica que a atividade se modificou nos últimos anos. Daí, a importância de perceber tais variáveis.
As pragas, por exemplo. Antes, o produtor só se preocupava com ataques de mandarová, ocorridos em determinadas épocas do ano. Hoje ele está presente por mais tempo nas lavouras, sem contar novas pragas, devido à expansão da cultura e de tratos culturais não ideias.
Sobre o tema “Insetos – Praga da Cultura da Mandioca” estará falando o pesquisador de Entomologia Agrícola Embrapa Mandioca e Fruticultura, Rudiney Ringenberg. Outra novidade do setor será abordada pelo pesquisador de fitotecnia – Sistema de Produção Embrapa Mandioca e Fruticultura, Marco Antônio Sedrez Rangel. Ele falará sobre “Aspectos do plantio direto da mandioca”.
PROGRAMAÇÃO – A programação completa sobre cultura mandioqueira prevê também as seguintes abordagens: Tratamento de ramas de mandioca: adubação foliar e adjuvantes (Forquímica); Adubação (Heringer).
A programação completa ficou assim: Pastagem – Adubação (Heringer); Irrigação e fertirrigação (Naandanjain); Pecuária de Leite – Manejo químico e equipamento de ordenha (GEA); Pecuária de Leite e corte – Doenças reprodutivas (Vallée); Homeopatia e sucedâneos (Nutriphós e Auster); Suplementação estratégica para o inverno (Produbeef e Produmilk).
As empresas parceiras do Dia de Campo: Banco do Brasil, Vallée Auster, Hertape Calier, Bradesco, Milenia, John Deere Solomar, CB Thebe, Naandanjain, VPR, Nutriphós, Monsanto, Multipec, Nortox, Tauron Equipamentos John Deere, GEA, Henringer, Forquímica, Amanco, FMC, Sicredi e Produquímica.