Dia de Finados: Prazo para limpeza no cemitério e normas para o comércio
As secretarias de Meio Ambiente e Infraestrutura de Paranavaí estão trabalhando com a limpeza e melhoria do Cemitério Central e do Cemitério Recanto da Saudade, que irão receber milhares de visitantes no próximo 2 de novembro, Dia de Finados.
Nesta semana, as equipes realizam os trabalhos mais pesados, como poda de árvores, retirada de terra e galhos. Na próxima semana, que antecede o feriado, os servidores voltarão aos dois cemitérios para fazer os serviços de roçadas, ajardinamento, pintura de meio fio e os últimos acabamentos para deixar os espaços em perfeitas condições de receber os visitantes que irão prestar suas homenagens aos entes queridos.
LIMPEZA E REFORMA DE TÚMULOS – Quem quiser preparar os túmulos para o Dia de Finados precisa ficar atento aos prazos para pintura, reformas e limpeza.
As construções e pequenas reformas, que exigem a utilização de materiais de construção, podem ser feitas até o próximo dia 27 (sexta-feira). Já a limpeza e pintura dos túmulos são permitidas até o dia 31 (terça-feira).
COMÉRCIO – Comerciantes interessados em vender produtos típicos, como velas e flores, ao redor dos dois cemitérios da cidade no Dia de Finados, não vão precisar participar antecipadamente do leilão de boxes, mas precisam recolher uma taxa de licença para comércio ambulante para poder se instalar nos espaços demarcados pela Prefeitura.
A informação é da Divisão de Tributação e Fiscalização da Prefeitura de Paranavaí, que organiza anualmente os serviços.
A taxa varia de R$ 28,25 a R$ 94,11 dependendo do tipo de produto que será comercializado e de como ele será comercializado, se num carrinho, numa barraca, caminhão, etc.
“Nós aconselhamos que os comerciantes venham até a Prefeitura e procurem o setor de Tributos para fazer o pagamento das taxas e nos organizarmos com a quantidade de espaços disponíveis no Dia de Finados. Lembrando que cada comerciante é responsável pela montagem da sua estrutura para trabalhar”, explica o Fiscal Tributário da Secretaria de Fazenda, Astério Daniel da Silva.
No total, serão 33 boxes demarcados ao redor do Cemitério Central e outros 4 em torno do Cemitério Recanto da Saudade. “Nossa equipe de fiscais estará nos cemitérios a partir das 6h no Dia de Finados para coordenar a instalação dos comerciantes nos locais demarcados. Lembrando que não é permitido usar espaços não autorizados, e no entorno dos cemitérios só é permitido vender produtos específicos para o Dia de Finados, como velas e flores”, frisa Astério.
ALIMENTOS E BEBIDAS – Aqueles que quiserem comercializar alimentos e bebidas, poderão se instalar exclusivamente na quadra da Rua Paraíba, entre as ruas Rio Grande do Norte e Salgado Filho (uma esquina antes da Capela Mortuária) ou em um espaço destinado no entorno do Noroestão.
TRÂNSITO IMPEDIDO – Para organizar o acesso ao Cemitério Central no Dia de Finados, a Ditran estará trabalhando com seus orientadores e algumas ruas serão bloqueadas para o trânsito de veículos.
A Rua Paraíba, que dá acesso ao portão principal do cemitério, estará bloqueada a partir da Rua Rio Grande do Norte. Já a Rua Adib Aburad, terá o trânsito impedido no trecho entre as ruas Miljutin Cogej e Albino Silva.
A Rua Miljutin Cogej também terá uma quadra impedida para o acesso ao segundo portão do cemitério. O bloqueio acontece no trecho entre a Avenida Heitor de Alencar Furtado e a Rua João Batista Machado. Nos trechos bloqueados será permitido apenas o tráfego de pedestres.