Dia de muito trabalho para reparar danos

A noite de domingo foi marcada por vento forte em algumas regiões de Paranavaí, além de bastante chuva. Com isso, a segunda-feira foi reservada para fazer reparos emergenciais e continuação de atendimentos a famílias afetadas.
Dez casas ficaram parcialmente destelhadas, além de dois barracões comerciais que tiveram os telhados arrancados pelo vento.
Conforme o Simepar, houve rajadas de vento de até 82 km por hora (acima de 50 km é considerado de forte intensidade).
Até a manhã de ontem havia chovido 50 milímetros, contra uma média histórica de 138 milímetros para o mês de outubro.
O volume de chuva não chegou a causar problemas. Apenas alguns alagamentos de quintais foram verificados, parte deles com necessidade de drenagem.
Relatório parcial do Corpo de Bombeiros, de ontem à tarde, apontava que houve sete intervenções por conta de quedas de árvores. Uma delas na Rua Getúlio Vargas, centro de Paranavaí, atingindo também a rede de energia elétrica.
Outro ponto com queda de árvore e que afetou a rede elétrica foi na Rua Luiz Durigam, esquina da Catedral Maria Mãe da Igreja. A força do vento arrancou a árvore pela raiz e danificou a calçada, além dos fios da rede da Copel.
Três pontos de rodovias estaduais igualmente precisaram da intervenção do Corpo de Bombeiros. Uma árvore caiu na PR-218, perto do Distrito de Graciosa.
Na PR-158, dois pontos com queda de árvores: um perto de Tamboara e outro próximo a São João do Caiuá. Esses casos são sempre prioritários por se tratar de vias com trânsito em maior velocidade.
Ainda conforme os relatórios, galhos de árvores caíram em vários pontos da cidade. Dois carros acabaram danificados. Conforme o levantamento dos bombeiros, o vento foi mais forte nas regiões dos jardins Oásis, Ouro Branco e Santos Dumont, áreas que concentram os principais danos.
Ninguém ficou desabrigado, mas, as famílias solicitaram lonas no Corpo de Bombeiros por conta dos destelhamentos parciais. No caso dos barracões, no Jardim Oásis e Santos Dumont, os danos foram maiores, pois os telhados acabaram arremessados para áreas próximas. Uma parede ruiu. Não houve registro de pessoas feridas na cidade em acidentes relacionados ao vento.
O secretário de Infraestrutura da Prefeitura de Paranavaí, Renato Dultra, informou ontem que não houve registros de danos na malha viária da cidade por conta da chuva.
De acordo com o secretário, não ouve solicitações para serviços emergenciais. Queda de árvores e eventuais podas são atribuições da secretaria de Meio Ambiente.
PREVISÃO DO TEMPO – Não há previsão de chuva forte para os próximos dias em Paranavaí, no entanto, haverá queda acentuada de temperatura pelo menos até amanhã, um contraponto ao forte calor das últimas semanas, com temperaturas acima dos 36ºC. Ontem no meio da tarde a cidade registrava 17,5ºC.
Para hoje, temperatura mínima de 14 graus centígrados e máxima de 26ºC, com céu com poucas nuvens durante o dia. À noite, previsão de céu claro.
Já para amanhã, céu com poucas nuvens e temperatura entre 16ºC e 34ºC. Na sexta-feira não deve chover e os termômetros vão oscilar entre 23ºC e 34ºC. As informações são do Simepar.