Dia de vacinação deixou postos movimentados

A movimentação nos postos de saúde de Paranavaí e região foi intensa neste sábado, Dia de Mobilização contra a paralisia infantil (poliomielite). Mas não houve grandes filas e nem foi preciso esperar muito para que crianças de 06 meses a cinco anos incompletos tomassem a gotinha que salva.
Passada a mobilização, as vacinas continuam disponíveis nos postos até o próximo dia 31. Além do trabalho para imunizar contra a pólio, a campanha é também de Multivacinação para Atualização do Esquema Vacinal.
As doses eventualmente atrasadas serão aplicadas e agendadas, de acordo com a situação de cada criança. Os pais ou responsáveis devem comparecer levando o cartão de vacina da criança.
A meta da região Noroeste é vacinar 16.671 crianças contra a poliomielite. No estado a previsão é de imunizar 95% das 659,9 mil crianças que fazem parte do público-alvo. A meta nacional é vacinar 12 milhões de crianças entre seis meses e cinco anos incompletos, também 95% do público-alvo, formado por 12,7 milhões de crianças.
O Brasil está livre da poliomielite desde 1990 e, em 1994, o país recebeu, da Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS), a Certificação de Área Livre de Circulação do Poliovírus Selvagem em seu território. Entretanto, nove países registraram casos em 2014 e 2015. Em três países – Nigéria, Paquistão e Afeganistão – a poliomielite é endêmica.