Dia do Desafio estimula a prática de atividades físicas pelos moradores

Nesta quarta-feira, uma competição entre cidades de todo o mundo busca conscientizar as pessoas sobre a importância de fazer exercícios de forma regular. Realizado todos os anos, o Dia do Desafio é um estímulo à pratica de atividades físicas e à promoção da saúde preventiva.
Participar é fácil. Vale fazer alongamento, caminhar, correr, dançar, pedalar. Você pode mobilizar os vizinhos e varrer a rua, lavar uma praça pública, pintar o muro de uma escola. Nas empresas, nas indústrias, nas escolas… Quanto maior for a participação, mais chances a cidade tem de sair vencedora.
Bastam 15 minutos de qualquer atividade. As atividades devem ser comunicadas pelo fone 08006436690 (central nacional) ou 3423-0967 (central municipal). Ou ainda pelo site do Sesc/PR (www.sescpr.com.br).
O técnico de atividades esportivas do Sesc de Paranavaí Marcos José Scoz explica que a disputa entre as cidades leva em conta o número de habitantes. Dois municípios do mesmo porte competem para ver qual alcança o maior percentual de participações. Neste ano, Paranavaí terá como adversária a cidade de Granja (CE).
Em todo o Paraná são 348 municípios inscritos para o Dia do Desafio. Deste total, 18 pertencem à região Noroeste: Cruzeiro do Sul, Guairaçá, Guaporema, Inajá, Jardim Olinda, Loanda, Marilena, Mirador, Nova Londrina, Paranapoema, Paranavaí, Planaltina do Paraná, Santa Mônica, São Carlos do Ivaí, São João do Caiuá, Santo Antônio do Caiuá e Tamboara.

Empresas podem agendar presença de acadêmicos para ministrar atividades físicas
As empresas e instituições podem agendar a presença de acadêmicos de Educação Física da Unespar/Fafipa para ministrar atividades com os funcionários, informou o secretário de Esportes de Paranavaí, Márcio Leiteiro.
O diretor da Secretaria de Esportes de Paranavaí, Paulo Franzini, revelou que 30 empresas, escolas e outras instituições já têm agendamento confirmado. Quem quiser colaborar, e agendar a presença do acadêmico, deve ligar nesta terça-feira para os fones 39021008 ou 3902-1004. O agendamento pode ser feito também amanhã, pelo fone 3423-0967.
Paulo Franzini diz que a meta é superar o número de participação de 2012, quando foi registrada a participação de 52% da população. “Esperamos atingir 55%”, falou Paulo Franzini. Ele lembra que haverá uma central funcionando no pátio da Prefeitura, a partir das 6h até 21h.
O propósito do Dia do Desafio é fazer a comunidade praticar uma atividade e assim superar a cidade concorrente em mobilização. A intenção é mostrar para os moradores que “você se mexe e o mundo mexe junto”, conforme o slogan do Dia do Desafio.

AS CIDADES DA REGIÃO

18 municípios do Extremo-Noroeste estarão envolvidos nessa grande competição de nível internacional.
Cidades concorrentes:
Guairaçá x Tena (Colômbia);
Guaporema x Pavon de Golfito (Costa Rica)
Inajá x Cabrera (Colômbia)
Jardim Olinda x Arani (Bolívia)
Loanda x Santa Cruz Del Sur (Cuba)
Marilena x General Viejo de Pérez Zeledón (Costa Rica)
Mirador x Piedades de Barbacoas de Puriscal (Costa Rica)
Nova Londrina x Tupi Paulista (São Paulo)
Paranapoema x Gutierrez (Colômbia)
Paranavaí x Granja (Ceará)
Planaltina do Paraná x Tibirita (Colômbia)
Porto Rico x San José el Ídolo (Guatemala)
Santa Mônica x Tarata (Bolívia)
São Carlos do Ivaí x Vergara (Colômbia)
São João do Caiuá x Hacienda (Costa Rica)
Santo Antônio do Caiuá x Nuporanga (São Paulo)
Tamboara x Ouro Verde (São Paulo)
Cruzeiro do Sul x não terá adversário, mas deverá alcançar uma meta estipulada pela organização