“Dia do Sim” é marcado por muita emoção para 137 casais de Paranavaí

Convidados a postos, decoração romântica e tapete vermelho para 137 casais de Paranavaí caminharem rumo à oficialização de sua união. Foi neste clima de alegria e emoção que aconteceu a cerimônia ecumênica do Casamento Comunitário na última quinta-feira, no Centro de Eventos.
Um dos casais que oficializou a união depois de 23 anos juntos foi a dona Elisa Balduíno e o seu Jair Siqueira da Silva. Eles se conheceram em um baile no Jardim Maringá, começaram a conversar e acabaram juntando as famílias que hoje já contabilizam 5 filhos, 13 netos e 1 bisneto.
“Não casamos antes por nenhum motivo em especial. Mas quando soube do Casamento Comunitário, eu logo propus: vamos casar? E ele aceitou. Vivemos muito bem, graças a Deus, e queremos tornar nossa união oficial. Nossa família está muito feliz e compartilhando de cada detalhe destes momentos conosco”, contou animada a dona Elisa.
Nesta edição do Casamento Comunitário todas as despesas foram custeadas pelo IRPEN. A cerimônia foi ecumênica e os noivos receberam as bênçãos e orientações do pastor Arão Antão, do padre Eraldo Germano e do juiz de paz Antônio Torres de Carvalho.
O Dia do Sim foi organizado pela Secretaria Municipal de Assistência Social em parceria com o Instituto de Registro Civil de Pessoas Naturais do Paraná (IRPEN) e o Cartório de Registo Civil de Paranavaí.
AVALIAÇÃO – “É uma grande alegria participar deste momento tão especial para as famílias, para aqueles que têm oportunidade de oficializar seu casamento. Todos nós buscamos a felicidade. E a felicidade é feita de muitas coisas; uma delas, e talvez a maior, seja a família. E isso é que cada casal está consolidando aqui hoje. A base da sociedade humana é a família. Nós, do município, e através da Semas, buscamos dar as condições para que as famílias vivam melhor na nossa cidade. Nosso mote diz que ‘é fácil ser feliz aqui’. É fácil porque tem muita gente de bem na cidade, e é fácil porque o município também faz a sua parte”, destacou o prefeito Rogério Lorenzetti.
O presidente do IRPEN, Arion Toledo Cavalheiro Júnior, disse que “Hoje o dia é de vocês, noivos e noivas. A maioria hoje não está dizendo o primeiro sim. Porque o primeiro dia do sim foi quando vocês resolveram morar juntos e formar esta família, algumas que hoje já têm filhos, outros até netos. Este dia de hoje é a confirmação de que você está ao lado da pessoa que você ama, que você está dizendo sim para ela, que é com esta pessoa que você quer continuar compartilhando a vida. Nós buscamos ser felizes, e vocês escolheram esta pessoa para ser feliz com ela e para fazer a felicidade formando um lar. E lar é onde tem amor, respeito, humildade, cumplicidade. Nosso desejo é que vocês sejam felizes para sempre”, enfatizou.
“Todo mundo fala em cidadania. Cidadania é o direito que o cidadão tem perante o Estado. Mas ele tem também obrigação. Cidadania é uma avenida e não uma rua. Ela tem mão dupla. Hoje vocês estão se casando, e gostaria que vocês refletissem que tipo de cidadão vocês passam a ser para a comunidade a partir de agora. Um bom pai, um bom trabalhador, um cidadão ético, honesto, que passa esse ensinamento aos filhos para que eles também sejam assim e nossa comunidade seja melhor”, incentivou o cartorário Dante Ramos Júnior.
A secretária Marly Correia Bavia felicitou os casais e desejou: “Que vocês lembrem deste dia para o resto da vida, porque é um momento importante. Para nós da Semas é um prazer esta parceria com o Cartório de Registro Civil para realizar um evento tão grandioso”.
Representando a Câmara Municipal, o vereador José Galvão também fez uso da palavra. “Quero deixar minhas felicitações aos noivos. É um momento especial para Paranavaí e para as famílias. É um evento muito grande e é importante ver as famílias legalizando aquilo que Deus nos deixou”, concluiu.