Dia dos Namorados chegando: comércio de Paranavaí preparado para as vendas
O Dia dos Namorados está chegando. Comemorado em 12 de junho, está na lista de datas que ajudam a promover as vendas no comércio, pela tradição da troca de presentes. Em Paranavaí, as lojas estão preparadas para receber os clientes, mas o movimento ainda é menor do que se esperava.
Na empresa em que Roseli Fátima de Almeida e Camila da Silva Mendes trabalham, a expectativa para esta semana anterior ao Dia dos Namorados era positiva. Mas os consumidores não estão comprando. As vendedoras disseram que muitos perguntam os preços, fazem pesquisas, pedem informações sobre promoções.
A opinião delas é que a partir de hoje as vendas cresçam. Afinal, opções para presentes não faltam: cestas de chocolates com bichos de pelúcia, embalagens em forma de coração, bombons especiais para as comemorações. “As pessoas estão com medo de gastar, mas vale a pena agradar quem a gente gosta”, disse Roseli.
Subgerente em uma loja de calçados de Paranavaí, Pedro Henrique Borges de Oliveira percebeu um cenário diferente, principalmente porque a queda de temperaturas impulsionou a comercialização de botas. O Dia dos Namorados também é motivação para os clientes. Compram outros tipos de calçados, bolsas e acessórios. A expectativa é vender até 20% a mais que no ano passado.
De acordo com Oliveira, a maioria leva em consideração os preços, mas essa não é uma regra. O bom atendimento e a qualidade dos produtos são atrativos para parte dos clientes. O subgerente afirmou que namorados e namoradas têm ido às compras. Às vezes juntos, outras vezes separados.