Dia Mundial do Rim: campanha alerta sobre riscos da obesidade
Hoje é o Dia Mundial do Rim. Ocasião em que profissionais de saúde chamam a atenção da comunidade para os problemas que as doenças renais podem desencadear. Em Paranavaí e nos municípios do Noroeste do Paraná, 220 pessoas fazem tratamento contínuo por causa dessas complicações.
A maior parte dos pacientes é formada por homens, totalizando 120 doentes renais crônicos. Considerando, também, as 100 mulheres que recebem atendimento médico, a faixa etária pode variar bastante, mas o mais comum é que sejam pessoas com mais de 40 anos de idade.
Alguns fatores contribuem para o surgimento das doenças nos rins: falta de atividades físicas, diabetes e pressão arterial altas, obesidade e consumo indiscriminado de medicamentos. Manter hábitos saudáveis e consumir bastante água ajudam na prevenção.
Doenças renais crônicas não têm cura. A enfermeira Rossana Nitatoni Mazaro afirmou que existem apenas tratamentos substitutivos. Nem mesmo o transplante garante o fim dos problemas, porque o paciente sempre terá a necessidade de acompanhamento médico.
SERVIÇOS GRATUITOS – Ontem foi dia de serviços gratuitos em Paranavaí. Homens e mulheres receberam orientações e fizeram exames de saúde. O principal objetivo foi alertar a população sobre os riscos que a obesidade oferece para os rins.
De acordo com a técnica de atividades do Sesc de Paranavaí Flávia Cristina de Souza, foram feitos aproximadamente 200 atendimentos ao longo do dia. Outras entidades participaram da ação: Clínica do Rim, Unipar e Unimed.