Dia Nacional do homem tem conscientização sobre incontinência urinária

CURITIBA – Uma ação na Boca Maldita, no Centro de Curitiba, na segunda-feira, despertou a atenção dos homens para os cuidados para evitar a incontinência urinária. O evento fez parte da comemoração do Dia Nacional do Homem, organizada pelo Conselho Municipal de Saúde em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde.
“A maioria dos casos pode ser tratada com a reeducação da musculatura do assoalho pélvico”, lembra a coordenadora nacional de fisioterapia pélvica da Faculdade Inspirar, Maura Seleme.
Ela recomenda beber água várias vezes por dia para evitar infecções urinárias e alerta para os principais sinais doença. “A pessoa começa a perder urina ao tossir, espirrar, rir, correr ou fazer esforços”, explica. No homem, as causas mais comuns são: pós cirurgia de próstata e fraqueza da musculatura do assoalho pélvico ou por treinamento inadequado da bexiga.
Fique atento com os seguintes sinais para evitar a incontinência urinária: perda de urina; vontade de ir ao banheiro mais que sete vezes ao dia; ida constante ao banheiro à noite; retenção crônica de urina; perda de urina ao realizar esforços.
COMISSÃO DE SAÚDE DO HOMEM – Há dois anos foi montada a Comissão de Saúde do Homem no Conselho Municipal de Saúde.
“Estamos trabalhando a saúde do homem como um todo, aconselhando sobre os perigos do álcool e drogas assim como da importância de ter hábitos mais saudáveis para evitar doenças cardiovasculares, que depois dos homicídios e acidentes de trânsito é o principal responsável pela mortalidade masculina”, ressaltou César Monte Serrat Titton, diretor de Redes de Atenção a Saúde.
O aposentado José Ribeiro, de 90 anos, voltava do médico quando parou para receber mais informações sobre os cuidados com a Saúde do Homem. “Não bebo e não fumo, além disso, pratico caminhadas diárias e sempre vou ao médico e por isso tive a oportunidade de operar da próstata precocemente e não ter nenhuma sequela. Para viver bastante é fundamental cuidar da saúde”, afirmou.