Diagnóstico precoce é essencial para a cura do câncer infantojuvenil
De 100 crianças atendidas no Hospital de Amor (antes chamado de Hospital do Câncer de Barretos), 40 morrem por causa da demora na busca por tratamentos adequados. A falta de informações é a grande vilã no combate ao câncer infantojuvenil.
Na tarde de ontem (16), Nayma Khatib, colaboradora do Hospital de Amor, esteve em Paranavaí para falar sobre os sinais e os sintomas do câncer em crianças e adolescentes. O público-alvo, agentes comunitários de saúde e enfermeiros.
O fato de manterem contato direto com a população torna a avaliação desses profissionais importante no sentido de fazer o reconhecimento. De acordo com a palestrante, é necessário que orientem mães e pais, para que “tenham um olhar diferenciado sobre os filhos”.
Nayma afirmou que sintomas permanentes precisam ser investigados. Manchas roxas, dores nas pernas, pintinhas vermelhas, aumento de tamanho da barriga são alguns indicativos da doença. Outro sinal é o brilho branco em um ou nos dois olhos quando a criança sai em fotografias.
Diante da importância de reconhecer sinais e sintomas do câncer infantojuvenil, a palestrante falou sobre a Caminhada Passos que Salvam. No Brasil, a ação teve início em 2012, com o objetivo de propagar informações sobre o diagnóstico precoce do câncer.
No ano passado, a caminhada foi realizada em 500 municípios de 20 estados brasileiros, entre os quais, Paranavaí, que em 2018 terá a sétima edição do evento – será no dia 25 de novembro. O kit com boné, camiseta e mochila custa R$ 35 e está à venda na empresa Vita C, no centro da cidade.