Diálogo Municipalista reúne prefeitos da região Sul para discutir crise financeira

Prefeitos e gestores públicos dos três estados do sul do Brasil estão reunidos na Associação Catarinense de Medicina – ACM, em Florianópolis, para uma Mobilização Municipalista da região Sul. O prefeito Rogério Lorenzetti está participando da Mobilização, que tem o objetivo de trazer à luz a realidade vivida hoje pelos municípios com a crise financeira instalada no país e os motivos que levam diversas prefeituras a apertarem o cinto e ajustarem as contas.
A Mobilização acontece em conjunto com o Diálogo Municipalista, promovido pela Confederação Nacional dos Municípios – CNM, em parceria com a Federação Catarinense de Municípios – FECAM, Federação das Associações dos Municípios do Rio Grande do Sul – FAMURS e Associação dos Municípios do Paraná – AMP.
Durante o evento, os municipalistas estão apresentando o pacote de proposições entregue ao Congresso Nacional durante a XVIII Marcha de Prefeitos a Brasília, em maio, para a reforma do Pacto Federativo. O documento traz possibilidades de divisão do bolo tributário de forma mais justa e igualitária para garantir recursos aos Municípios.
Entre os temas debatidos nos dois dias do evento estão o compromisso dos Entes Federados quanto ao financiamento da saúde, desafios da gestão municipal da educação, Lei de Responsabilidade Fiscal, incremento das receitas, entre outros. O Diálogo Municipalista está ocorrendo em cinco diferentes regiões do país. Na região Sul a reunião dos gestores públicos está sendo realizada na capital catarinense, Florianópolis.