Dias de jogo: Aciap apresenta sugestão de horário de funcionamento do comércio

Em comum acordo com o Sindicato do Comércio Varejista (Sivapar), a Associação Comercial e Empresarial de Paranavaí (Aciap) decidiu que fará sugestão de horário de funcionamento do comércio nos dias de jogo da Seleção Brasileira pela Copa do Mundo de Futebol.
Mas o comerciante é livre para acatar ou não. Um horário especial para estas datas não foi definido na convenção coletiva de trabalho firmado ano passado entre o Sivapar e o Sindicato dos Empregados no Comércio (Sindoscom).
Na primeira fase, a chamada fase de grupos, serão três jogos do selecionado brasileiro. O primeiro, contra a Suíça, será no dia 17 de junho, um domingo, às 15 horas, e não há necessidade de horário especial.
A segunda partida será no dia 22, uma sexta-feira, às 9 horas. A sugestão é que nesta data o comércio comece a funcionar ao meio-dia.
E o último jogo desta fase será no dia 27, quarta-feira, às 15 horas. Para este dia, a proposta da Associação é que o comércio funcione até às 14h30 e não retorne mais às atividades no dia.
Como os sindicatos não se atentaram para a Copa do Mundo e não previram nada na convenção coletiva, fica assegurado a abertura do comércio normalmente caso os comerciantes assim desejarem.
O que a Aciap e o Sivapar estão fazendo é apenas sugestão, mas o comerciante tem liberdade para acatá-la ou não. Mas as entidades esperam que a proposta sirva como padronização para o horário do comércio de Paranavaí nos dias de jogos do Brasil na Copa do Mundo.
À medida que o Brasil avance para as fases finais, a Associação Comercial vai divulgando novas sugestões para os dias de jogos da seleção.