Dirigente participa do Programa de Formação de Líderes Cooperativistas

O vice-presidente do Sicoob Noroeste, Rafael Benjamim Cargnin Filho, participou da 5ª etapa do Curso de Formação de Líderes Cooperativistas. A etapa aconteceu na Oceania (Austrália e Nova Zelândia). Patrocinado pelo Sebrae, Ocepar e  Centrais de Cooperativas de Crédito, o programa visa formar dirigentes cooperativistas quanto à governabilidade.
Na Austrália, informa Cargnin, a primeira etapa foi na The University Of Sydney, com o Professor Greg Patmore. Ele falou sobre a legislação aplicada naquele País e o Ensino de Cooperativismo na Universidade.
Além de participar da palestra, o grupo visitou a Confederação das Cooperativas de Crédito e o Consulado Brasileiro. Em Melbourne ainda na Austrália, outras cooperativas foram visitadas, dentre as quais, a de Habitação, Genética, laticínios e de Grãos.
Na Nova Zelândia, o Grupo composto de 28 pessoas, esteve inicialmente na Capital Wellington e na Embaixada do Brasil. A Palestra Magna foi na Victoria University, com o professor Lewis Evans. Ele falou da importância das cooperativas para o desenvolvimento, Análise Institucional e Eficiência Econômica das Cooperativas nas mais diversas atividades do país, lembra o dirigente.
Rafael Cargnin cita o fato de a Nova Zelândia, apesar de ter uma área um pouco maior do que o Paraná, ser o país que mais exporta leite no mundo. Outras cidades visitadas por suas experiências cooperativistas foram: Tauranga, Hamilton e Auckland, situadas ao norte. Cargnin destaca o sucesso das cooperativas de crédito daquele país. Elas são exemplos de união de um povo e usam a tecnologia a seu favor, sintetiza.

Curiosidades:
Austrália embora com um território quase do tamanho do Brasil, tem 75% de sua área desértica. Mesmo assim é o segundo maior exportador da Carne bovina do mundo. Tem falta de água, seus rios são muito pequenos. A Capital Camberra se parece com Brasília em planejamento urbano.
A Nova Zelândia tem dentro do cooperativismo em geral suas maiores empresas e abundância de água e recursos naturais para gerar energia. Terra vulcânica e fértil.