Distribuição de aulas começa nesta quinta em todo Paraná
Começa hoje a distribuição de aulas para os cerca de 48 mil professores do Quadro Próprio do Magistério (QPM) do Paraná. O novo sistema, que começou a ser utilizado no ano passado, passou por correções e ajustes para garantir um processo mais ágil, transparente e eficiente.
O sistema, desenvolvido pela Secretaria de Estado da Educação em parceria com a Celepar, distribui de forma totalmente informatizada as aulas aos professores dos 32 núcleos de educação em todo o Estado. “Com o sistema informatizado, a distribuição é feita com base dos dados reais do número de turmas de acordo com as matrículas do ano vigente, o que torna o processo 100% transparente”, afirma a secretária estadual da Educação, professora Ana Seres. Antes disso, a distribuição era manual com dados de turmas estimadas, gerando algumas dificuldades após o início do ano letivo.
“Em 2017 tivemos alguns registros de demora em Curitiba porque o sistema ainda estava passando por ajustes. Este ano a previsão é que tudo ocorra bem, sobretudo na capital, porque ampliamos os locais de distribuição. Nenhum professor precisará esperar muito tempo para conseguir escolher as aulas”, explica a chefe do Grupo Setorial de Recursos Humanos da Secretaria, Graziele Andriola.
FUNCIONAMENTO – O novo sistema cruza, em poucos cliques, dados das escolas e professores do Paraná e traz o número exato de aulas de todas as disciplinas, conforme as turmas do Estado. Embora essas informações estejam online, a distribuição é presencial e os professores precisam ir até um dos locais indicados para escolher as aulas.