Ditran aguarda compra de equipamento para alteração no trânsito de Paranavaí

Paranavaí vive desde 2009 a implantação do sistema binário no trânsito. Uma nova etapa, cuja implementação depende da compra de alguns equipamentos, já está em execução. Os mesmos já foram solicitados e o processo encontra-se em andamento, informa o gerente administrativo da Ditran – Diretoria de Trânsito, Gabriel Luiz.
A Ditran informa que estão programadas três etapas: a primeira vai inverter o sentido das Ruas Souza Naves e Piauí (ao lado do Estádio Waldemiro Wagner). O objetivo é tornar a Souza Naves com via bairro/centro, desde a Avenida Tancredo Neves até a Avenida Heitor Furtado. Será invertida a mão entre a Avenida Paraná e a Belo Horizonte.
A Rua Piauí, hoje com fluxo no sentido bairro/centro, terá seu trânsito invertido, sentido terminal urbano-Avenida Tancredo Neves. Essa mudança possibilita acessos facilitados, acredita Luiz. Na Souza Naves está instalado o SAMU.
Na etapa seguinte, o sistema binário será implantado nas Ruas Pernambuco e Rio Grande do Norte, ambas vias de duas mãos atualmente. No novo formato, a Rua Pernambuco, que já é opção bairro-centro em sentido único até o cruzamento com a Rua Edson Martins (esquina do Rotary) seguirá em mão única até o cruzamento com a Distrito Federal.
A Rio Grande do Norte fará a ligação para quem transita no sentido contrário – desde a Avenida Distrito Federal até a rotatória com a Avenida Paraná.
A Rua Parigot de Souza (pista dupla) será mantida com dois sentidos de direção. A última etapa de inclusão ao binário vai atingir as Ruas Marechal Cândido Rondon e Amapá. A expectativa é de que a mudança possibilite um acesso rápido à Santa Casa de Paranavaí.
VIDEOMONITORAMENTO – O gerente Gabriel Luiz também falou do videomonitoramento. O sistema passa por avaliação no setor de Planejamento da Secretaria de Desenvolvimento Urbano. Ele continua funcionando com algumas limitações. Deve ser ampliado, com aquisição de novas câmeras e licitação empresa para fazer a manutenção. O trabalho de ampliação é realizado em conjunto entre a Secretaria de Proteção à Vida, Patrimônio Público e Trânsito, polícias Militar e Civil.