Ditran estuda alterar horário de carga e descarga

A Diretoria de Trânsito (Ditran) de Paranavaí estuda alterar o horário de carga e descarga no centro da cidade. Em todo o perímetro central existem cinco vagas específicas para essa finalidade.
Atualmente os motoristas podem estacionar nestes locais normalmente pela manhã e deve respeitar o limite de 15 minutos das 14h às 17h. A provável mudança fará com que os veículos só permaneçam por 15 minutos estacionados na vaga, independente do período.
Somente no ano passado, 74 motoristas foram multados por deixar o carro mais tempo do que é permitido na vaga exclusiva de carga e descarga. De acordo com Gilmar Narcizo Lopes, diretor da Ditran, o principal problema das pessoas que levam essa multa é a falta de atenção. “Na própria placa estão escritos os horários e o tempo limite de permanência”, disse.
RAPIDINHO – As vagas destinadas para deficientes físicos, idosos e ambulâncias também não são respeitadas pelos motoristas. Com a velha desculpa que parou “rapidinho”, em 2012 foram aplicadas 56 multas para motoristas apressados.
Estacionar em local específico de deficiente físico foi o campeão em multas, 32 no total. Outros 16 motoristas foram flagrados em estacionamento específico para idosos e outros oito em local reservado para ambulâncias.
CARTEIRINHA – O diretor da Ditran lembra que não basta apenas ser idoso ou deficiente físico. A pessoa tem que estar cadastrada na prefeitura. O município emitirá uma carteirinha para que o idoso possa ter o direito de estacionar na vaga exclusiva.
“A pessoa que tem direito a vaga deve ir até o protocolo da prefeitura com cópia do documento do veículo, do laudo de deficiência ou com a carteira de identidade para provar a idade. A emissão é rápida e sai em cinco dias úteis”, afirmou o diretor.