Ditran pede organização do trânsito na saída de escolas

O diretor da Diretoria de Trânsito (Ditran), Rogério Clemente, reuniu diretores de 9 escolas particulares de Paranavaí para discutir a organização do trânsito nos horários de saída das aulas. 
“Temos acompanhado o fluxo nestes horários de pico e flagrado várias situações irregulares, como pais parando em fila dupla, bloqueando o trânsito e ainda permanecendo estacionados conversando ou esperando as crianças. A nossa intenção não é ficar multando todo mundo, mas se não houver conscientização e uma organização conjunta das escolas conosco, estes motoristas certamente vão ser multados”, destacou Clemente. 
Estacionar em fila dupla é considerada uma infração grave, segundo o Código de Trânsito, e o motorista fica sujeito a uma multa de R$ 195,23 e mais 5 pontos na Carteira de Habilitação (CNH). 
Os diretores apontaram a dificuldade em conscientizar os pais e demais motoristas usuários das vias. 
“Nossas escolas estão em ruas de grande movimento, em regiões centrais. Alguns motoristas estacionam nas vagas exclusivas da escola e isso atrapalha muito nosso trabalho de liberação rápida das crianças. Cada escola tem uma situação pontual, mas o que é comum a todas é a necessidade de que possamos trabalhar com um corredor, utilizando uma das pistas da via apenas para o acesso dos pais, mantendo um fluxo constante (um pouco mais lento para que as crianças possam entrar no veículo) e deixando a outra pista livre para os demais motoristas”, argumentaram os diretores. (Ass./Pref.)