Ditran relembra regras do EstaR e pede colaboração dos motoristas

Com a abertura do comércio em horário estendido e a aproximação das festas de final de ano, a área central de Paranavaí está experimentando um aumento expressivo no movimento de veículos. O problema é que alguns motoristas não estão respeitando as regras básicas do EstaR (Estacionamento Regulamentado) e, em alguns casos, estão dificultando o trabalho dos agentes de trânsito.
“Estamos tendo muitos problemas com o desrespeito dos motoristas com as regras do EstaR e também com o desacato aos agentes de trânsito”, afirma o diretor da Ditran (Diretoria de Trânsito), Gilmar Lopes.
Ele informou que na semana passada, um motorista precisou ser encaminhado à Delegacia acusado de ter adulterado o cartão de estacionamento e ainda desacatado o agente. Em outro caso, foi feito Boletim de Ocorrência na Delegacia contra outro motorista por desrespeito aos servidores da Ditran.
“O que nós pedimos é a colaboração dos motoristas no sentido de respeitar as regras do EstaR e não desrespeitar os agentes caso seja notificado por alguma irregularidade. Se cada um fizer a sua parte, não haverá problemas”, destaca o diretor Gilmar Lopes.
REGRAS DO ESTAR – Entre as regras instituídas na Lei Municipal 3.796/2011 para a regulamentação do EstaR está o prazo máximo de permanência na vaga, que é de duas horas por veículo.
“O nosso Estacionamento Regulamentado funciona de maneira rotativa. Essa rotatividade vale para todos os tipos de veículo, incluindo as vagas de idosos e deficientes. Passado o prazo de duas horas, o motorista fica sujeito à notificação como qualquer outro”, explica Lopes.
Outro ponto para ficar atento é quanto ao preenchimento dos cartões de estacionamento. Segundo o diretor da Ditran, algumas notificações são expedidas, mesmo com a presença do cartão, porque o mesmo não está totalmente preenchido.
“É indispensável que todos os campos estejam raspados ou assinalados, tanto o de dia, mês e ano, como o de horas e minutos. Estes detalhes fazem parte da regulamentação do serviço e, quando há o descumprimento de qualquer uma das normas, o motorista será notificado”, conclui.
O tempo de tolerância na vaga, sem cartão, é de 15 minutos.
Caso seja notificado, o motorista tem 12 dias corridos para regularizar o pagamento da notificação no valor de R$ 7,00, com direito ao recebimento de 5 horas em cartões.
Se o motorista esquece de pagar a notificação, ela se consolida em uma multa de R$ 53,20 e ainda acarreta a perda de 3 pontos na CNH, considerada como infração leve.
Lembrando que o horário de funcionamento do EstaR nos dias úteis é das 9h às 17h, e aos sábados, das 9h às 12h. Já a Ditran funciona de segunda à sexta-feira, das 8h às 18h, para atendimento ao público.