Diversidade
*Rogério Lorenzetti
Sempre respeitei as diferenças. Sejam da cor da pele, opções sexuais, ideológicas, limitações físicas, religiosas e tantas outras. Ajo assim por formação pessoal e pela experiência política que foi muito importante para conhecer as variadas formas de comportamento das pessoas.
Sou contra toda forma de discriminação em face de pensamentos, opiniões e atitudes. Tenho meus princípios éticos e conduta moral regidas pelo estrito respeito às pessoas e às leis vigentes. Busco ainda, por opção de vida, ser um cidadão útil à comunidade e à família que me abriga agindo sempre dentro dos valores e ensinamentos que recebi dos meus pais e professores.
Mas o título, embora remeta a este tipo de pensamento, foi usado no sentido de mostrar as diferenças entre as administrações públicas brasileiras. Embora não querendo ser melhor que ninguém, devo ressaltar, principalmente valorizando minha equipe e os demais servidores públicos municipais, as grandes diferenças entre a nossa amada Paranavaí e a maioria das cidades brasileiras, governos estaduais e o governo federal.
Fruto do trabalho de muitos, planejamento e boa gestão pública e privada, nossa querida cidade se destaca no cenário estadual e nacional por diversas conquistas medidas nas pesquisas feitas por institutos que avaliam o setor público brasileiro.
Iniciamos um ano novamente desafiador, como foi 2015. Frente a uma grave crise política e econômica que assola o país, fizemos e continuaremos fazendo o dever de casa, buscando concluir aquele que será considerado pela história, como o período de maior investimento do município em obras e serviços. Para isto é muito importante conservarmos o equilíbrio fiscal, fonte originária dos diversos problemas que atingem os demais entes federados, somada à corrupção, chaga que corrói o patrimônio público e a credibilidade de parcela da classe política.
Como nossa economia é diversificada e a cidade consolida sua posição de polo frente a uma região com renda predominantemente gerada pela agropecuária, seremos beneficiados pelo aumento do valor pago aos produtos aqui produzidos, principalmente pela recente desvalorização cambial, valorizando em reais os produtos de exportação.
Sendo assim, o ano pode surpreender de novo, e a crise pode ser breve, principalmente para nossa cidade. Vamos nos preparar para a continuidade da tormenta mas com a expectativa do tempo bom que virá a seguir e beneficiará aqueles que, como eu, acreditam, trabalham, buscam oportunidades e são otimistas.
Afinal como diz o ditado, "na história humana não se conhece nenhuma estátua dedicada aos que só criticaram". O futuro, construído a muitas mãos, será o resultado da soma do nosso esforço pessoal.
Feliz Ano Novo!
Rogério J. Lorenzetti
Prefeito reeleito