Dizem ser agentes de saúde e furtam cartão de aposentadoria de morador

Agentes de saúde fazem visitas regulares aos moradores de Paranavaí. Atuam na prevenção de doenças e na promoção de saúde, com ações domiciliares ou comunitárias, individuais ou coletivas. Essas atividades são desenvolvidas conforme as diretrizes do Sistema Único de Saúde (SUS).
Acostumado a receber esses profissionais, o aposentado de 79 anos de idade, morador do Jardim Videira, em Paranavaí, abriu as portas de casa para receber três mulheres, na tarde de quarta-feira (21). Elas se identificaram como funcionárias da unidade básica de saúde.
Vestiam roupas iguais, como se fossem uniformes de trabalho. Conversaram com o morador e a esposa, aferiram a pressão arterial e pediram a confirmação de números dos documentos pessoais. Depois, foram embora.
Assim que as três saíram, o aposentado percebeu que o cartão de aposentadoria que estava no quarto tinha desaparecido. Entrou em contato com a Polícia Militar, que foi até o local e fez as devidas orientações ao casal. Em seguida, a equipe saiu em patrulhamento para tentar identificar as mulheres.
Para evitar casos como esse, a PM orienta que os moradores peçam para ver a identificação dos agentes de saúde. Todos utilizam crachás. Outro ponto importante é que a mesma pessoa visita os mesmos imóveis, para que possa conhecer melhor os pacientes. Por isso, é preciso desconfiar sempre que for alguém desconhecido.
De acordo com a PM, em caso de dúvidas, não abra o portão de casa e diga que fará os exames de saúde na unidade básica. Se preferir, o morador pode ligar para o postinho ou para a Secretaria de Saúde, para confirmar as identificações do visitante.