Dois municípios do Noroeste do Paraná distribuem vacinas contra a dengue
O lançamento oficial da campanha de vacinação contra a dengue ocorreu no último sábado (23). De lá para cá, os dois municípios do Noroeste do Paraná que participam da ação já alcançaram índices importantes de imunização. Em Cruzeiro do Sul, 38%. Em Santa Isabel do Ivaí, 27,5%.
A iniciativa do Governo do Estado inclui os 30 municípios onde a doença se manifestou de forma mais grave e com maior número de pacientes nos últimos cinco anos. Os critérios epidemiológicos e clínicos também apontaram o público-alvo: pessoas de 15 a 27 anos de idade.
De acordo com a chefe regional de Vigilância Epidemiológica, Samira Silva, as equipes de saúde de Cruzeiro do Sul e Santa Isabel do Ivaí estão fazendo a chamada busca-ativa. Percorrem áreas rurais e estabelecimentos comerciais e industriais. “Saem diariamente na busca da população alvo”, disse.
Esta é a terceira fase da campanha. Até 27 de outubro, serão imunizadas as pessoas que já receberam pelo menos a primeira dose. A última etapa da campanha estadual está prevista para março de 2018.
O Paraná é o primeiro estado brasileiro a fazer a vacinação contra a dengue. A ideia é reduzir em 95% o número de casos graves da doença e 80% dos óbitos. Além disso, a imunização diminui os riscos de contaminação pelo vírus.