Dom Geremias Steinmetz, cidadão honorário de Paranavaí

Dom Geremias Steinmetz, 51 anos, recebeu, em sessão solene da Câmara de Vereadores, o título de cidadão honorário de Paranavaí. Com esse ato, o bispo torna-se oficialmente um filho da terra, o que na prática já o era, por conta dos relevantes serviços prestados à comunidade em 5 anos e 3 meses liderando a Igreja Católica na Região Noroeste do Paraná.
A sessão, na quinta-feira da semana passada, foi prestigiada pela comunidade, lideranças classistas, políticas e religiosas.
Na sua manifestação, o bispo falou da alegria pela homenagem. Agradeceu aos familiares – citando o pai Carlos Nicolau e a mãe Ana Maria – pela formação e por ter oportunizado um lar de amor na numerosa família Steinmetz.
Agradeceu a acolhida no Noroeste do Paraná, bem como o engajamento da comunidade nas atividades da Igreja, visando a formação religiosa e em benefício da comunidade com as inúmeras ações de cunho social.
AUTORIA – Autor da proposta de homenagem, o vereador Antônio Alves da Silveira (PP) citou o trabalho de Dom Geremias na região de Paranavaí, iniciado em 2011 (ver breve currículo nesta página). Ressaltou a importância do homenageado na expansão das atividades da Igreja, incluindo atualmente 33 pastorais, 35 paróquias, 45 padres e 25 cidades.
Traçando um paralelo, recordou a Igreja do tempo da fundação da Diocese, em 20 de novembro de 1968, quando houve o desmembramento da atual Arquidiocese de Maringá. Na ocasião a Diocese de Paranavaí era composta por 23 cidades e apenas 15 paróquias.
Antônio Alves disse ainda que a homenagem se justifica pelo trabalho exemplar na liderança da Igreja, mantendo-a como organismo vivo, resgatando valores da família e da sociedade – respeito, igualdade, fraternidade.
O vereador Alves lembrou que em 1968, quando da fundação, a população no âmbito da Diocese chegava a 560 mil habitantes. Neste ponto, um momento de reflexão, proposto pelo homenageado – Dom Geremias.
Como citou, a projeção da Igreja e das autoridades da época era de que a região ultrapassasse um milhão de habitantes em dez anos. Pelo contrário, encolheu para cerca de 230 mil moradores.
Uma citação realista, mas não de pessimismo. O religioso opinou que “os ventos sopram a favor de Paranavaí e da região”, com conquistas importantes. Na infraestrutura, a duplicação da BR-376, que deve ser concluída até Paranavaí em 2017.
A IGREJA – Em termos de desenvolvimento da Igreja, o religioso anunciou a construção do Seminário de Filosofia em Alto Paraná, oportunizando a formação dos padres na própria Diocese. Nos próximos dias, a constituição do Tribunal Eclesiástico para dar mais celeridade em processos de nulidade matrimonial.
Na mesma linha, falou da criação da Escola Diocesana do Diaconato, cuja previsão é formar os primeiros diáconos em 4 anos. Um grupo de homens casados, que já contribuem com a Igreja nos diversos movimentos e que a partir de agora poderão se preparar ainda melhor.
Ele antecipou uma obra de impacto na estruturação da Igreja: a construção do futuro Centro Diocesano de Formação, em fase de planejamento. A ideia é ter uma estrutura capaz de receber e sediar grandes eventos, tais como congressos e encontros.
Hoje a estrutura disponível é o Cosdipa – Centro de Obras Sociais da Diocese de Paranavaí, que, nas palavras do bispo, não consegue atender a todas as demandas.
Por fim, uma mensagem e uma “convocação” para as pessoas, já que quanto mais se trabalha, mais trabalho se torna necessário. Ele entende que Paranavaí continua sendo a terra das oportunidades, e vê um futuro promissor seja na vida civil ou na vida religiosa – na construção do Reino de Deus.  
O bispo emérito de Paranavaí, Dom Rubens Augusto de Souza Spínola, prestigiou a cerimônia de entrega da honraria ao bispo diocesano, Dom Geremias Steinmetz. Dom Rubens liderou a Igreja no Noroeste de 1985 a 2004.
AUTORIDADES – O prefeito de Paranavaí, Rogério Lorenzetti, destacou as virtudes do homenageado. Nas suas palavras, um homem dedicado às causas do bem, uma pessoa de bom coração, voltado para a construção do Reino de Deus, mas atento às questões sociais do país.
Opinou ainda que a Câmara foi muito feliz ao homenagear o homem que contribuiu e que ainda tem muito a contribuir para o crescimento da Igreja no Noroeste do Paraná.
Nesta mesma direção, o presidente da Câmara, Mohamad Smailli, falou do trabalho do bispo e do muito que ainda fará pela comunidade. Em momento de descontração, lembrou que Dom Geremias é torcedor do Grêmio Foot-Ball Porto Alegrense, um dos mais tradicionais clubes do país.